Quer seja nos Tesla ou em outro qualquer fabricante, um dos maiores problemas dos carros elétricos é a sua autonomia. Com novas tecnologias aplicadas às baterias, espera-se que este fator cresça em breve e exponencialmente. A Tesla parece agora ter uma oferta de quilómetros adicionais no Model Y. O único senão é mesmo que os proprietários têm de pagar um extra à Tesla.
Tesla desbloqueia mais quilómetros no Model Y
A Tesla fez uma surpresa na versão mais acessível do Model Y. A empresa descontinuou discretamente o seu modelo de tração traseira de curto alcance, substituindo-o por uma versão RWD de longo alcance. Mas há uma reviravolta intrigante: os proprietários do Model Y de curto alcance recentemente construídos podem desbloquear um aumento significativo na quilometragem por um valor adicional.
Parece que a Tesla tem instalado em segredo baterias maiores nesses Model Y de curto alcance há algum tempo. Os carros foram propositadamente limitados por software a uma autonomia de 418 km. Isso está prestes a mudar. Elon Musk revelou tudo, dizendo que os proprietários podem pagar para desbloquear de 64 km a 97 km de alcance extra com uma simples atualização de software.
Claro que esta novidade não será oferecida pela Tesla. A empresa de Elon Musk já habituou os condutores e os proprietários a estas situações e tudo irá depender de um valor adicional. Na mesma publicação que fez no X (ex-Twitter) revelou o valor adicional a ser pago e fica claro que não será pouco. Falamos de 1.400 € (1500 dólares) a 1.900 € (2000 dólares).
The “260 mile” range Model Y’s built over the past several months actually have more range that can be unlocked for $1500 to $2000 (gains 40 to 60 miles of range), depending on which battery cells you have.
— Elon Musk (@elonmusk) May 4, 2024
Working through regulatory approvals to enable this. pic.twitter.com/6d5Ntekk01
Basta pagar um extra! Mas não é justo para todos
Questionado sobre a razão de não desbloquear gratuitamente este extra, a resposta de Elon Musk foi clássica. “Temos que pagar as contas de alguma forma”. A nova questão na mente dos proprietários destes Model Y da Tesla é qual é o seu alcance real. O aumento de quilómetros colocará alguns destes carros ao mesmo nível da versão de longo alcance que possui cerca de 515 km (320 milhas) de alcance.
O recentemente descontinuado Tesla Model Y RWD custava cerca de 40.060 euros nos EUA, antes de incluir o crédito fiscal de 7.000 euros para carros elétricos. Com o aumento de autonomia, os proprietários de Modelos Y mais antigos obtêm essencialmente o modelo mais recente e de maior alcance com um grande desconto.
Parece que Tesla está a jogar nos dois lados neste caso. Descontinuou o modelo mais barato de curto alcance para abrir espaço para uma versão mais competitiva de longo alcance. Ao mesmo tempo, oferecia aos clientes existentes um ótimo negócio. Além disso, isso torna o Model Y ainda mais atraente, enfrentando outros EVs de longo alcance num mercado cada vez mais competitivo.