A rede 5G está a arrancar com toda a sua força em vários países. Muitos utilizadores já conseguem aceder à Internet ultra rápida através dos seus equipamentos, desde smartphones, computadores, entre outros. Mas não é só nos dispositivos móveis que a rede pode ser implementada, havendo um sem fim de possibilidades.
Neste sentido, a Audi, juntamente com a Verizon, pretendem levar a conectividade 5G para os carros da marca já no ano de 2024.
Audi quer levar a rede 5G aos seus carros em 2024
A Audi of America e a operadora norte-americana Verizon, estão a unir esforços para adicionar a conectividade 5G à nova linha de carros da fabricante até ao próximo ano de 2024. De acordo com as informações reveladas, a conectividade avançada vai significar então um melhor desempenho de software, uma navegação aprimorada e ainda recursos de streaming de música e de vídeo mais rápidos.
As empresas indicam que o objetivo é então levar a tecnologia 5G Ultra Wideband de forma a abrir caminho a novos recursos como “serviços móveis aumentados, novos recursos de assistência ao condutor e inovações habilitadas para conectividade para o futuro automatizado da condução”.
Por outro lado, a Audi divulgou a sua posição como uma das primeiras fabricantes de carros a introduzir Wi-Fi nos veículos, assim como a conectividade 4G LTE, começando pelo sedan Audi A3 em 2015. Segundo Filip Brabec, vice-presidente sénior do planeamento de produtos da Audi of America:
Estaremos entre os primeiros a trazer a próxima geração de conectividade para os nossos clientes nos EUA.
Para além disso, a empresa também foi uma das primeiras a testar a comunicação V2X, um recurso que permite aos seus carros comunicarem com um sistema de trânsito municipal de modo a realizar previsões inteligentes acerca das condições de trânsito. A Audi diz que a comunicação veículo-infraestrutura, em particular, traz um brilho de alta tecnologia ao painel de instrumentos e ajuda os clientes a vender os pacotes de assinatura necessários para aceder a novos recursos.
A Audi diz ainda que está pronta para “colaborar com departamentos do estatais de transportes, provedores de infraestrutura e provedores de tecnologia para desenvolver comunicação direta C-V2X que possa proteger os utilizadores vulneráveis de estradas, incluindo pedestres, crianças em idade escolar, equipas de manutenção de estradas e ciclistas”.