As trotinetas a motor, bicicletas com e sem motor e outros veículos idênticos tomaram conta de Lisboa. Com a quantidade deste tipo de veículos a circular, a Câmara Municipal de Lisboa pretende regras para a circulação e estacionamento.
Entretanto, até domingo, a Polícia de Segurança Pública (PSP), vai fiscalizar os utilizadores deste tipo de veículos! A multa pode chegar aos 300 euros.
O Código da Estrada equipara as trotinetes a motor a velocípedes e, por isso os seus utilizadores que não tenham iluminação e refletores adequados, usem o telemóvel durante a condução, conduzam sob efeito do álcool ou em velocidade excessiva incorrem em multas. De acordo com a TSF, a circulação neste tipo de veículo obriga o uso do capacete, só podem transportar uma pessoa e circular em ruas e ciclovias. Não podem fazer “cavalinhos” (levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação), conduzir com as mãos fora do guiador, ou fazer-se rebocar.
Quem não cumprir as regras poderá a vir a pagar uma multa que poderá chegar aos 300 euros, segundo o definido no Código da Estrada.
Para sensibilizar, alertar e até punir os condutores, a PSP vai levar a cabo uma ação com o objetivo de fiscalizar os utilizadores de trotinetas a motor, bicicletas com e sem motor e veículos equiparados em Lisboa.
De acordo com o comunicado da PSP, o objetivo desta ação é diminuir as infrações e, consequentemente, a redução no número de acidentes rodoviários. Até outubro registaram-se 19 acidentes com trotinetes, o dobro de todo o ano passado.