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App da Mercedes-Benz divulga indevidamente informações dos clientes a terceiros

A Mercedes-Benz lançou há uns anos um serviço para conectar os seus veículos, denominado Mercedes Me. Recentemente, a app do serviço teve uma falha grave em que divulgou indevidamente informações dos clientes a terceiros.

A app é usada, diariamente, por milhares de utilizadores em todo o mundo. A Mercedes não comentou o caso, mas aparentemente a falha já foi resolvida.


No sentido de se modernar, a Daimler criou o Mercedes Me, um serviço de conectividade para os seus veículos. De forma nativa, ou através de um dispositivo que se liga à ficha OBD II, os carros da fabricante alemã ficam assim mais tecnológicos.

Dependendo do veículo em questão, é possível localizar, abrir ou até ligar o motor. Associado a este serviço, há naturalmente um perfil de utilizador.

Recentemente, segundo a imprensa internacional, a aplicação deste serviço da Mercedes-Benz teve uma falha grave. De forma inesperada, os utilizadores eram surpreendidos com a apresentação de informações de outros clientes ao invés das suas, ao usar o Mercedes Me.

As informações eram naturalmente bastante pessoais. Identificação do condutor, toda a atividade do veículo (localização, entre outros) e informações pessoais são só um exemplo dos dados que estiveram ao dispor de terceiros.

Segundo os utilizadores, esta situação anormal aconteceu sexta-feira à noite. Logo de seguida, a Mercedes-Benz procedeu à inatividade do serviço, justificando que estava em manutenção.

Quando a fabricante alemã foi contactada sobre o sucedido, as primeiras indicações que deu foi para os utilizadores apagarem o serviço e a app dos seus dispositivos. Segundo as informações prestadas, tal devia ser feito até o problema ser resolvido.

A falha de segurança no Mercedes Me aparenta ter sido geral, afetando assim milhares de proprietários. A Mercedes-Benz, quando confrontada com o sucedido, não comentou. Contudo, o problema aparenta estar resolvido e a app está agora perfeitamente funcional.

Estas situações comprometem severamente a privacidade e integridade dos dados dos utilizadores. É importante que a histórica fabricante de veículos alemã passe a ter mais precaução nesse sentido, correndo o risco de perder a confiança dos seus clientes.

Para além da Mercedes-Benz, a Tesla teve igualmente problemas na app que fornece aos seus clientes

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