Como temos referido, Portugal tem atualmente mais 37 radares de velocidade, sendo que 12 deles são de controlo de velocidade média. No entanto, têm vindo a ser detetados e reportados alguns problemas com os novos equipamentos. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) veio referir que as falhas em radares podem anular multas.
Radares de Velocidade: multas dos novos radares podem ser todas anuladas…
De acordo com a CNN Portugal, as multas por excesso de velocidade detetadas pelos 37 novos radares, em funcionamento desde 1 de setembro, correm o risco de serem todas anuladas, devido à falha técnica identificada num dos aparelhos que registou, 11 dias depois, um pesado de mercadorias a circular a 194 km/hora – velocidade que este veículo não atinge – na EN234, no Lugar de Valinhos, concelho de Nelas.
Vários condutores têm vindo a reportar falhas em alguns radares de velocidade, em especial na região centro do país. Num radar da Nacional 109 perto da Figueira da Foz, foram registados camiões a circular a velocidades entre os 130 e os 150 quilómetros por hora.
Em setembro, entraram em funcionamento 37 novos radares de controlo de velocidade e, até ao final do ano, o número vai aumentar. Segundo a ANSR, o número de veículos fiscalizados subiu, apesar da queda de 80% dos que circulavam em excesso de velocidade.
Em todo o sistema de radares de velocidade SINCRO (61 radares iniciais e 37 novos), durante o mês de setembro, foram fiscalizados pela ANSR quase 20 milhões de veículos, um aumento de 76%, quando comparado com igual período do ano passado. A taxa de infração aumentou de 0,29% para 0,57%, ou seja, os veículos em infração cresceram, por cada mil veículos fiscalizados, em valores aproximados, de 3 para 6 veículos – saber mais aqui.