Em agosto deste ano, publicamos aqui um artigo onde falamos sobre as informações gravadas nos pneus. Largura do pneu, diâmetro da roda, índice de velocidade, índice de carga, são algumas das informações que podemos encontrar.
Há, no entanto, duas questões que se colocam. Será que um pneu tem validade? Será que a data de produção do pneu constitui critério para a sua rejeição?
Tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado
De acordo com a ACAP, os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados, as suas características originais não se alteram, não havendo uma data-limite para a sua montagem, pelo que a data da sua produção não deverá constituir critério para a sua rejeição, no momento da decisão de compra.
O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura. Decorridos 5 anos após a sua montagem, o pneu deverá ser anualmente inspecionado por um especialista e após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.
Os pneus não são indestrutíveis, apesar de serem concebidos para suportarem condições adversas, mas diversos fatores e comportamentos podem potenciar o seu envelhecimento ou degradação precoce.
O tipo de condução, o estado do veículo, o tipo de pavimento, a pressão, a carga, as condições atmosféricas, como o sol, chuva, são fatores que podem comprometer a fiabilidade dos pneus e o desempenho da viatura.