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Nissan: Grande bateria da Tesla na Austrália é um “completo desperdício de recursos”

Numa recente entrevista, o responsável global de veículos elétricos da Nissan, Nic Thomas, partilhou uma visão bastante surpreendente sobre o projeto da instalação de baterias da Tesla no sul da Austrália. Este investimento veio ajudar os habitantes a reduzir a sua dependência dos cartéis de gás que operam na região.

No entanto, segundo o responsável na marca nipónica, a grande bateria da Tesla no sul da Austrália é um “completo desperdício de recursos”.


Grande bateria da Tesla serve para combater os cartéis do gás

Durante o lançamento de uma nova versão do seu popular carro elétrico Nissan Leaf 40 kWh, em Melbourne, o executivo da empresa declarou corajosamente que o Powerpack Farm da Tesla no sul da Austrália é um desperdício de recursos.

É um completo desperdício de recursos, porque o que podemos fazer é ter carros que também são baterias e esses carros estão estacionados a maior parte do tempo”.

Referiu Thomas.

A afirmação de Thomas vem quando este estava a apresentar o novo sistema V2G (veículo para rede) e o V2H (veículo para casa) da Leaf. Estes sistemas irão permitir que o carro totalmente elétrico sirva como uma unidade de bateria doméstica.

Nissan quer fomentar o V2G – Vehicle-to-grid e o V2H – Vehicle-to-home

 

V2H – Elétricos Nissan pode funcionar como baterias domésticas

Com o sistema instalado, a Leaf armazenará energia ligando-se a uma residência ou empresa. Além disso, poderá receber a energia de volta quando necessário. A V2H já está em uso em países como o Japão. Já o lançamento na Austrália é esperado dentro de seis meses.

O executivo da Nissan observou que o sistema V2G da Leaf tem o potencial de ajudar proprietários a economizar dinheiro. Assim sendo, o veículo carregará energia vinda de um sistema solar no telhado durante o dia. Por conseguinte, a economia será maior porque o que é gerado de dia pode ser gasto à noite. Como resultado, os eletrodomésticos e luzes de casa operam a custo zero.

A maneira como distribuímos e consumimos energia é fundamentalmente ineficiente. O que precisamos é de flexibilidade no sistema. É ótimo que tenhamos investido todo esse dinheiro em energia renovável, mas fundamentalmente estamos a desperdiçar a maior parte dessa energia porque tudo está a ser gerado no meio do dia, quando realmente não precisamos disso

Comentou o responsável da Nissan.

 

Conceitos Nissan pode mudar a forma como olhamos para um elétrico

Tim Washington, CEO da Jetcharge, fornecedor de soluções de carregamento, observou que a tecnologia V2H da Nissan tem grande potencial. Segundo este, usar as baterias dos carros enquanto estes estão parados (que é a maior parte do tempo) é inteligente.

Os carros serão um ativo de energia primeiro e um ativo de mobilidade em segundo. Quer isto dizer que o utilizador vai usar os seus carros provavelmente mais como baterias do que como veículos. Como sabemos, os veículos estão estacionados 90% do tempo – essa é uma das críticas feitas aos carros. Mas se os carros são o ativo mais eficiente que a pessoa tem, porque está a funcionar mesmo quando está estacionado? É quando o ganho bidirecional entra em jogo.

Explicou Tim Washington.

 

V2G – Captar do sol, armazenar nas baterias e vender à rede

A tecnologia V2G tem um grande potencial que até o CEO da Tesla, Elon Musk, reconhece. Contudo, o executivo da Nissan parece estar mal informado relativamente à estação de energia 100MW/129MWh Tesla Powerpack, no sul da Austrália.

Segundos dados já recolhidos, esta estação de armazenamento de energia, tem sido amplamente aclamada pela sua velocidade e sofisticação. De referir que o seu tamanho é igual a cerca de 2500 Leafs de 40 kWh.

Mesmo antes de ser oficialmente ativada, a grande bateria entrava em ação, injetando 70 MW de energia eólica armazenada no mercado. Além disso, em apenas duas semanas de ter sido colocada online, entrou em cena para apoiar a rede quando um gerador de carvão na região avariou.

Esta resposta rápida, que praticamente mudou o jogo da energia no sul da Austrália, provavelmente seria bastante desafiadora para combinar com uma frota de Nissan Leafs. O V2G definitivamente tem os seus atributos e será benéfico para os proprietários do Nissan Leaf. Contudo, em última análise, grandes baterias como a Hornsdale Power Reserve estão num nível completamente diferente de armazenamento de energia.

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