O segmento dos carros elétricos tem vindo a crescer, assim como o ecossistema de carregamentos. No entanto, tal como acontece em outros segmentos, ainda não há uma uniformização. No que diz respeito ao carregamento de carros elétricos, existem quatro tipos de tomadas. Conheça-as.
Como já referimos, é possível carregar um carro elétrico numa tomada normal, no entanto, há outras soluções mais “ajustadas”. Existem diferentes tipos de tomadas e conectores para carregar carros elétricos, que variam conforme o padrão regional e o tipo de carregamento (lento, semi-rápido ou rápido).
Tomadas para carregamento de carros elétricos
Tipo 1 (SAE J1772)
Este padrão é usado principalmente na América do Norte e Japão. No que diz respeito à capacidade, permite carregamento lento ou semi-rápido (AC) até 7,4 kW. É compatível com redes de corrente alternada (AC) e é comum em veículos como o Nissan Leaf, Toyota Prius Plug-in Hybrid ou Mitsubishi Outlander.
Alguns destes veículos trazem uma segunda ligação – CHAdeMO – que permitem que o carro se ligue a postos de carregamento rápido.
TIPO 2 – Mennekes
Este é o padrão mais comum na Europa. Suporta carregamento AC de até 22 kW e pode chegar a 43 kW em algumas versões trifásicas. Este tipo de tomada é usada em muitos veículos europeus, incluindo marcas como BMW, Audi e Tesla (versão europeia).
CHAdeMO
Este padrão foi desenvolvido no Japão e é bastante comum em veículos asiáticos. Permite carregamento rápido DC de até 100 kW (algumas versões mais recentes podem ir até aos 400 kW). Usado em carros como o Nissan Leaf e alguns modelos da Mitsubishi e Kia.
O nome “CHAdeMO” é uma abreviação de “CHArge de MOve”, que significa algo como “carregamento para movimentação”. A versão mais recente do CHAdeMO, conhecida como CHAdeMO 3.0 ou “ChaoJi”, foi desenvolvida em colaboração com a China
CCS (Combined Charging System)
O CCS usa um conector que combina os pinos para carregamento em AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua). Isso significa que o veículo pode ser carregado em diferentes tipos de estações de carregamento, desde as mais lentas (AC) até as estações de carregamento rápido (DC). O conector para corrente alternada é o Tipo 1 (América do Norte) ou Tipo 2 (Europa), enquanto os dois pinos extras na parte inferior são usados para o carregamento rápido em DC.
CCS Tipo 1 inclui um conector de carregamento de 7 pinos. Suporte para carregamento de até 80 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada.
CCS Tipo 2 inclui um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 350 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada.
Compatível com uma grande variedade de carros, incluindo modelos da Volkswagen, Audi, BMW, Ford e mais.
A escolha do conector adequado depende tanto do tipo de veículo quanto da infraestrutura de carregamento disponível no país ou região.