A Xiaomi e a Microsoft são das maiores empresas tecnológicas do mundo. Enquanto a empresa chinesa tem um papel cada vez mais relevante no segmento de produtos destinados ao consumidor, com os seus equipamentos a preços bastante acessíveis e com especificações acima da média, a Microsoft é um dos pesos pesados do software, tendo registado várias parcerias nos últimos tempos.
Anunciado pelo Vice-Presidente Wang Xiang, nas suas redes sociais, a Xiaomi e a Microsoft preparam-se para alargar as suas parcerias.
A Microsoft e a Xiaomi têm já um histórico de parcerias: o Xiaomi Mi4 teve uma versão com Windows 10 Mobile; a Microsoft disponibilizou acesso de algumas das suas patentes à Xiaomi, ao passo que a empresa chinesa colocou software da Microsoft nos seus equipamentos, nomeadamente o Skype e Office; os computadores da Xiaomi vêm equipados com Windows 10 e a Mi Cloud tem como base o Microsoft Azure.
A Microsoft tem fechado várias parcerias com várias empresas, desde a Samsung à Huawei, onde um dos principais resultados tem sido a inclusão de software Microsoft nos equipamentos Android das várias marcas. Atualmente já podemos encontrar o Skype e Office nos equipamentos Xiaomi, mas tal parceria irá ser alargada a outros âmbitos: nomeadamente smartphones, computadores e cloud.
Great to host @satyanadella today at Mi Home. @xiaomi works closely with @Microsoft in many areas. Looking forward to a deeper partnership! pic.twitter.com/3EanOW3Cu8
— Wang Xiang (@XiangW_) October 31, 2017
Tal ampliação na parceria entre as duas empresas foi anunciada publicamente por Wang Xiang, Vice-Presidente da Xiaomi, no Facebook e Twitter.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, visitou a Xiaomi nos últimos dias onde esteve na Mi Home na companhia de Wang Xiang do CEO da Xiaomi, Lei Jun. Nesta visita, os executivos e CEO das duas empresas discutiram a ampliação das suas parcerias e Satya Nadella conheceu melhor as instalações da sede da empresa, tendo sido até oferecido um Mi MIX 2 a Nadella por Lei Jun.
Na publicação que fez nas redes sociais, Wand Xiang não adiantou muitos pormenores sobre esta visita de Satya Nadella à China mas confessou que as duas empresas estão a trabalhar em conjunto no segmento de smartphones, serviços cloud e computadores.
Por enquanto não se sabem mais informações do que poderá estar a chegar fruto destas parcerias, mas é bem provável que a Microsoft venha a ter ainda mais presença nos equipamentos da Xiaomi, tendo os seus serviços e software pré-instalados nos dispositivos.