Pplware

Windows XP cresceu mais que o Windows 10 no último mês…

Não vai ser fácil para a Microsoft “matar” o mais popular sistema operativo alguma vez criado, o Windows XP. Mesmo com políticas de obrigatoriedade, mesmo com evoluções em termos de software e arquiteturas, o XP continua a ter um elevado alcance ao ponto de, no último mês, ter crescido mais que o mais recente Windows 10.

Mas quem será que ainda hoje instala o Windows XP?


A resposta à questão que deixamos acima é simples: muita gente ainda trabalha com o Windows XP e este é ainda um sistema que tem a seu cargo equipamentos de alto desempenho. Temos mesmo a certeza de sistemas dentro dos mais avançados submarinos que entregam a gestão de recursos ao Windows XP e ninguém arrisca a fazer atualizações a algo que simplesmente não falha.

Quanto ao crescimento, os números parecem não deixar dúvidas. Segundo o que foi divulgado esta semana, na mais recente edição do Net Market Share e como reporta o site MSPoweruser, o Windows 10, continua a crescer, é um facto, mas não ao ritmo que se esperava ou, pelo menos, ao ritmo que outras versões no passado nos habituaram.

O Windows 10 é atualmente utilizado em 29,26% das máquinas de todo o mundo. Estes dados projetam um crescimento de apenas 0,17% em relação ao estudo divulgado em setembro. A juntar a estes dados há algo que poderá vir a prejudicar ainda mais este crescimento, que é o facto de, no final do ano, a Microsoft acabar com a atualização “gratuita” do Windows 7/8 para o Windows 10 para quem faça uso de tecnologias de apoio.

Este ténue crescimento permitiu mesmo que o Windows XP tenha registado um crescimento maior, este cresceu 0,78%, chegando assim à quota de 6,47% de todas as máquinas no mercado. Repare-se que é ainda o terceiro sistema operativo mais utilizado no mundo.

A liderar o ranking do popular estudo conduzido pela Net Applications está ainda o Windows 7. Esta versão do Windows tem agora a seu cargo a quota de 46,6% dos PCs, embora que tenha registado uma ligeira queda quando comparado com o mês passado e os seus 47,2%.

Não será de espantar que o Windows XP ainda esteja a dar cartas no mundo empresarial, no segmento militar e em muitas máquinas ATM que não abdicam de uma estabilidade que o tempo permitiu alcançar.

Na sua máquina, ainda tem o Windows XP?

Exit mobile version