Pplware

Só o Windows 10 recebe atualizações em processadores recentes

O foco da Microsoft é, agora, o Windows 10. Todas as versões anteriores, mesmo as mais recentes, devem deixar de ser usadas e desaparecer assim que possível.

Os utilizadores têm tentado lutar contra esta medida, mas parece que agora a Microsoft vai conseguir levar a melhor, ao bloquear as atualizações de versões mais antigas do Windows em processadores recentes.


A decisão da Microsoft de abandonar estas atualizações não é recente. Foi tomada em janeiro do ano passado, e revista alguns meses depois. A sua ideia era que os processadores mais recentes usassem apenas a versão mais recente do Windows 10, não tendo suporte nas versões anteriores.

Fim do suporte do Windows nos novos processadores

Até agora essa ideia estava apenas no papel e não estava a ser aplicada, mas este mês tudo mudou e muitos utilizadores estão a relatar que estão impedidos de atualizar os seus sistemas operativos. As máquinas onde isto acontece têm processadores Intel Skylake e Kaby Lake e os AMD Ryzen. Curiosamente, e no caso dos Skylake, as máquinas de 16 fabricantes vão ser suportadas.

Na prática, esta medida impede que utilizadores do Windows 7 e do Windows 8.1 consigam instalar as mais recentes atualizações dos sistemas operativos nas suas máquinas. Essa situação está a ser apresentada aos utilizadores através de mensagens como a que apresentamos na imagem abaixo.

As razões para o fim do suporte ao Windows

Esta medida pode não parecer estranha para sistemas mais antigos e sem suporte da Microsoft, nos quais se inclui o Windows 7, que tem apenas disponíveis atualizações de segurança. O caso do Windows 8.1 é diferente, uma vez que este sistema operativo está ainda a receber suporte ativo da Microsoft, pelo menos durante mais 1 ano.

A Microsoft alega que é difícil e complicado manter a compatibilidade destes sistemas operativos com os novos processadores e com as novas funcionalidades que estes implementam.

A solução, à luz deste novo cenário, é mesmo a instalação do Windows 10, com todos os inconvenientes de privacidade que muitos advogam ou, por incrível que pareça, investir em hardware menos recente.

Exit mobile version