No universo da Microsoft algumas das versões do Windows são icónicas e marcaram momentos muito concretos. Se o Windows XP é provavelmente o mais marcante, o Windows 7 atingiu também uma posição única nas preferências.
Este último está a terminar a sua vida útil, faltando apenas 1 ano para que deixe de ter suporte e, oficialmente, desapareça.
Foi em 2009 que a Microsoft revelou o Windows 7 e que mostrou o que a empresa preparou para o seu sistema operativo. Como herdeiro natural do Windows XP e depois do Windows Vista, era óbvio o peso que tinha de carregar.
Provavelmente uma das melhores versões do Windows
Depois de 10 anos, esta versão conseguiu conquistar de forma única os utilizadores e tornar-se numa das versões preferidas de sempre. Os seus números de utilização são ainda únicos, mesmo com o Windows 10 já em pleno.
Mas, em 2015, a Microsoft resolveu terminar de vez esta versão, garantindo apenas as necessárias atualizações de segurança. Estas são limitadas e dedicam-se apenas a corrigir problemas detetados.
O fim do Windows 7 dentro de 1 ano
Como era de esperar, o fim do Windows 7 já tem data e irá acontecer dentro de 1 ano. Será no dia 14 de janeiro de 2020 que esta versão vai ser terminada, o que deixa pouco tempo para a migração.
Curiosamente, a Microsoft garantiu que irá manter atualizações após esta data, mas apenas para as empresas que decidirem pagar para ter este suporte adicional para o seu sistema operativo.
Dado o que se passou como Windows XP, o processo migração deverá ser lento. A Microsoft esperava que por esta altura a mudança estivesse mais avançada e com muitos mais utilizadores no Windows 10.
É ainda um dos SOs mais usados da Microsoft
Os mais recentes dados da Netmarketshare, referentes a dezembro de 2018 mostram isso mesmo. Segundo esta análise, O Windows 7 tinha 36,9% de quota de mercado e o Windows 10 tinha 39,22%.
Mesmo com a oferta da atualização para a nova versão muitos não a adotaram. O mercado empresarial será um desafio e demorará ainda mais a fazer a transição.
Faltam 365 para o fim do Windows 7 e para que a Microsoft termine de vez o seu suporte. É a hora de iniciar o processo de transição e migrar para a versão mais recente do Windows.