Pplware

Windows 11: O PC não cumpre os requisitos? Agora tem uma marca de água a indicar isso

Quando lançou o Windows 11, a Microsoft deixou bem claro que este sistema teria requisitos muito bem definidos. Esta é uma barreira para que muitos façam a migração para o sistema e que provavelmente não será alterado.

Ainda assim, a Microsoft deixa que o Windows 11 seja instalado netas plataformas. Claro que há consequências nesta decisão e agora a gigante do software quer deixar uma marca nestas máquinas.


Os requisitos de hardware do Windows 11 não são elevados na sua base, conforme se tem visto desde o início. A Microsoft requer apenas 64 GB de armazenamento e 4 GB de RAM, bem como um processador recente, com algumas exceções que se entendem pouco lógicas.

O grande problema vem com as especificações de segurança que são impostas e que nem todos conseguem cumprir. Mesmo em máquinas recentes, o TPM 2.0 e o Secure Boot não está disponível e nem pode ser ativado por muitos utilizadores que querem o Windows 11.

Sendo possível instalar o novo sistema da Microsoft, a gigante quer marcar os utilizadores e lembrar que estão a incumprir o que está definido. Depois de revelado que vai mostrar um alerta na zona de atualizações, há agora mais uma novidade a caminho.

Muito em breve, o Windows 11 passará a apresentar uma marca de água que revelará que o sistema não é suportado. A mensagem indicará que os requisitos não estão cumpridos e terá também a versão do sistema da Microsoft e o número da build instalada.

Sendo uma funcionalidade de testes, não existe ainda uma certeza de que será transposta para as versões finais. A Microsoft está a experimentar mais algumas novidades e que vão transitar mais tarde, depois de serem testadas e avaliadas por todos os que estão no programa Insiders.

A Microsoft quer garantir uma segurança adicional ao Windows 11 e traz isso com as especificações impostas. É possível contornar e a Microsoft até o mostrou, mas importa que seja cumprida para proteger os utilizadores.

Exit mobile version