A Microsoft tem estado a testar muitas mudanças no Windows 11, em especial para quem está no programa Insider. As novidades surgem, mas nem todas são do agrado dos utilizadores.
Uma das mais controversas alterações focou-se no browser padrão, que deixou de ser possível alterar, prendendo os utilizadores ao Edge. Esse cenário parece ter sido agora alterado e a Microsoft deixa finalmente definir o browser padrão de forma simples.
Foi no final do ano passado que a Microsoft tomou uma das mais complicadas decisões no que toca ao Windows 11. Deixou de dar aos utilizadores a possibilidade de mudarem o browser padrão, de forma a que as pessoas começassem a usar o Edge em detrimento de qualquer um outro da concorrência.
Esta alteração acabou por criar uma onda de protesto entre os utilizadores e muitos tentaram encontrar uma forma de contornar esta limitação. A Mozilla aparentemente conseguiu contornar esta limitação, mas também rapidamente acabou por ser ultrapassada pela Microsoft.
A gigante do software parece agora ter recuado e reverteu a sua decisão. Passou novamente a permitir aos utilizadores escolher o seu browser padrão, tal como acontecia antes de toda esta mudança que trouxe o Windows 11.
Para fazer essa mudança os utilizadores precisam apenas de abrir a app Definições do Windows 11 e escolher a opção Aplicações. Aqui dentro deve escolher o browser que quer passar a usar. De seguida, deverá estar já presente a opção Configurar predefinição.
Esta mudança está já a ser disponibilizada pela Microsoft no Windows 11. Chegou como uma atualização opcional do sistema e que pode ser instalada por qualquer utilizador. Basta que procurem a build 22000.593 que estará também disponível para instalação manual.
Esta é uma decisão que certamente irá agradar aos utilizadores do Windows 11, ainda que a Microsoft não tenha aberto totalmente este sistema e muitos ficheiros ainda vão ser encaminhados para o Edge.