Pplware

Windows 10 vai continuar a complicar a vida ao GNU/Linux

Muito se tem falado sobre as novidades que estão para chegar, já este Verão, com a versão final do Windows 10. Algumas delas podem ser já experimentadas, através das builds disponibilizadas via Windows Insider, mas há um ponto que ainda não tinha sido debatido que tem a ver com a possibilidade de instalar vários sistemas operativos na máquina.

Tal como aconteceu com o Windows 8, o Windows 10 vai continuar a complicar a vida ao GNU/Linux.

A Microsoft revelou recentemente na conferência WinHEC, que decorreu Shenzhen na China que, tal como aconteceu com o Windows 8, o Windows 10 também terá suporte para padrão UEFI Secure Boot. Até aqui tudo normal mas, a Microsoft revelou que deste vez são os OEMs que decidem se o Secure Boot vem activo ou não.

O que é o UEFI Secure boot?

O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft.

O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que há assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc, etc. A verdade é que meter outro sistema operativo ao lado do Windows quando usamos UEFI/Secure boot não é propriamente uma tarefa pacífica.

No Windows 8 a Microsoft determinou que deveria existir uma opção para desactivar o Secure Boot dando assim a liberdade dos utilizadores instalarem outros sistemas operativos. No entanto, com o Windows 10, a empresa vai passar essa responsabilidade para os OEMs, ficando assim os utilizadores e responsáveis por distribuições dependentes destes.

Com esta não obrigatoriedade haverá certamente alguns OEMS que não disponibilizarão tal funcionalidade, limitando o Hardware ao Windows 10. É verdade que existem sempre soluções mas, tal como aconteceu com o Windows 8, muitos utilizadores acabam por desistir de instalar um outro sistema operativo pelo facto de ser complexo ou por não existir simplesmente suporte.

Concorda com esta “medida” da Microsoft?

Exit mobile version