As atualizações do Windows 10 são, por norma, um problema no que toca a espaço em disco. O elevado volume de dados que precisa de ser instalado rapidamente ocupa o disco e os erros aparecem.
A Microsoft quer contornar este problema e parece ter encontrado a solução. Para isso, a próxima versão do Windows 10 vai reservar pelo menos 7GB para atualizações.
A cada nova atualização do Windows 10 os problemas são recorrentes. A maioria queixa-se porque tem falta de espaço em disco, o que leva a que a instalação seja interrompida e que surjam erros.
O Windows 10 vai reservar espaço
Mas, em breve, este problema vai deixar de existir. A partir da próxima grande atualização, a Microsoft vai fazer uma reserva de espaço no Windows 10. Do que se sabe, esta irá ser superior a 7GB, ficando para atualizações.
O Reserved Storage irá também ser usado para o alojamento de ficheiros temporários e outros das aplicações que estiverem no sistema operativo. Sempre que for necessário, o Windows assumirá esta área si.
O Reserved Storage vai ser adaptativo
Mas o comportamento será também adaptativo. Caso o espaço não seja suficiente, o Windows irá pedir ao utilizador que ligue uma pen USB ao sistema para aumentar. Assim, conseguirá o espaço necessário.
O espaço a ser usado irá começar nos 7GB, o que é um problema em maquinas com 32 ou 64GB. Este poderá também ser alterado conforme o tempo e a utilização que for dada do Windows 10.
Quem quiser testar já o Reserved Storage terá de estar no programa Insiders e ter instalada a build 18298. Os restantes utilizadores vão receber a novidade logo após a próxima grande atualização do Windows 10, dentro de alguns meses.