Pplware

Atualização do Windows 10 vai colocar Microsoft mais perto do futuro sem passwords

As passwords, apesar de essenciais e necessárias, são uma dor de cabeça para todos. A sua segurança depende do grau de complexidade o que muitas vezes é ignorada.

Os trabalhos que a Microsoft tem feito no Windows 10 têm procurado acabar com este elemento, algo que não tem sido simples. Agora, mais um passo rumo a um futuro sem passwords foi dado, e chega já dentro de poucos dias, com a próxima atualização do Windows 10.


Desde que o Windows 10 chegou que a Microsoft tem procurado uma forma de eliminar as passwords. O Windows Hello foi um passo nesse sentido, dando aos utilizadores a possibilidade de se autenticarem com uma impressão digital ou um simples pin.

Mais tarde este evoluiu e a Microsoft garantiu que passava a poder também usá-lo para autenticar nas suas próprias contas. Mais uma vez, com um simples toque do dedo. Para além do Hello, também uma chave de segurança FIDO2 podia ser usada neste contexto.

Atualização da Microsoft dará novidades ao Windows Hello

Mas agora, e com o anúncio feito pela FIDO Alliance, com a próxima atualização do Windows 10, a versão 1903, o Windows Hello passa a ser um autenticador certificado FIDO2.

Isto significa que a partir de agora, os utilizadores vão poder autenticar-se nas apps, páginas web ou serviços com um simples toque do dedo ou um pin, usando para isso o Windows Hello e abandonando as passwords.

As passwords vão ser algo do passado no Windows 10

Não demorará muito tempo até vermos estas funcionalidades a ser exploradas. Isto vem porque a maioria dos browsers já suporta as autenticações FIDO2. Bastará por isso colocar um sensor biométrico e o acesso será garantido e rápido, usando as funcionalidades nativas do Windows 10.

Este é mais um passo importante da Microsoft neste cenário de eliminação de passwords. Depois de anunciar que ia terminar com o expirar das passwords, torna agora o seu Windows Hello como uma ferramenta única de autenticação, de forma alargada e unificada.

Exit mobile version