Com a chegada do Windows 10, a Microsoft resolveu oferecer a atualização aos sistemas que corressem o Windows 7 ou o 8.1. Esta oferta estava limitada a apenas 1 anos, mas mesmo depois deste período havia uma alternativa que todos podiam usar.
Agora, e sem uma razão válida apresentada, a Microsoft resolveu fechar a porta a estas atualizações especiais, que vão deixar de estar disponíveis no final de 2017.
Foi através da utilização de tecnologias de apoio que muitos conseguiram realizar a atualização para o Windows 10. Esta é atualmente a única forma de ainda ter o Windows 10 gratuitamente.
Claro que a grande maioria dos que fazem a atualização recorrendo à versão que está no site de tecnologias de apoio da Microsoft o estão a fazer de forma não autorizada e logo, a cometer uma ilegalidade. A Microsoft não valida as condições dos utilizadores e aceita numa postura de boa-fé.
Mas esta ideia está a mudar e a Microsoft anunciou que vai terminar este acesso no final do ano, fechando assim a porta a todos os que estavam a fazer uso desta versão. Esta informação consta já do site: “The accessibility upgrade offer expires on December 31, 2017.”
Já antes a Microsoft tinha referido que pretendia fechar esta porta, apenas porque havia declaradamente abusos por parte de utilizadores que, mesmo não tendo as condições necessárias para usar esta versão o estavam a fazê-lo.
Com a mudança que vai ser aplicada, mesmo os utilizadores que eram elegíveis para usar a versão das tecnologias de apoio vão deixar de poder fazer a atualização para o Windows 10. A Microsoft recomenda que os utilizadores que queiram fazer a atualização por este meio se apressem.
Com o fechar desta porta a Microsoft coloca assim um ponto final na sua oferta da atualização para o Windows 10, numa altura em que a Fall Creators Update acabou de ser lançada. Têm assim até ao final do ano para fazer a atualização pelo site das tecnologias de apoio.