As tácticas da Microsoft para levar os utilizadores a preferir os seus produtos têm-se tornado mais aguerridas ao longo dos anos. Depois dos casos de instalações quase involuntárias nas actualizações para o Windows 10, que tantas queixas geraram, surge agora mais uma.
O Windows 10 está a apresentar publicidade ao Edge quando o Chrome está a ser usado. E é mostrada directamente na barra de aplicações.
Não é a primeira vez que a Microsoft leva a que o Windows 10 mostre informações sobre o Edge quando o Chrome está a ser usado. Já antes foram descobertas notificações sobre os consumos de energia do browser da Google e a alternativa era a utilização do Edge.
Desta vez o que é proposta ao utilizador é que ganhe pontos enquanto navega, que depois podem ser convertidos em filmes ou música, sempre pela loja da Microsoft.
O curioso é que estas notificações surgiram apenas quando o Chrome estava a ser usado, sem o Edge estar lançado e sem que este seja o browser padrão.
Segundo o utilizador que revelou esta situação no Twitter, que é um dos editores séniores do site PCWorld, estas notificações podem ser normais no Windows 10, desde que o utilizador tenha activa a opção de apresentação ocasional de sugestões na barra de aplicações.
O mais estranho neste caso é que esta opção tinha sido desactivada e apareceu novamente activa, desde a instalação da Actualização de Aniversário. Já antes tinham sido reportados casos de situações idênticas, de opções referentes a publicidade e sugestões que tinham voltado a estar activas.
O Edge é um browser que ainda necessita de conquistar os utilizadores para conseguir ganhar mercado e aparentemente a Microsoft está disposta a tudo para o conseguir.