Pplware

O Windows 10 Cloud será uma nova versão do Windows RT

Há já alguns dias que se fala da possibilidade da Microsoft criar uma nova versão do Windows 10. Conhecida como Windows 10 Cloud, esta seria uma versão assente na Cloud e que teria um conjunto mínimo de funcionalidades.

Agora, novas informações mostram que afinal o Windows 10 Cloud pode ser um pouco mais. Esta nova versão irá ser a evolução do Windows RT, com tudo o que esse sistema operativo deveria ter tido.

As primeiras referências ao Windows 10 Cloud surgiram há algumas builds atrás, sem que fosse indicado de forma precisa o que seria esta versão. A lógica apontava para que fosse uma versão baseada na Cloud e que dependeria de uma ligação permanente à Internet para funcionar.

Do que se sabe agora, o Windows 10 Cloud vai ser uma versão do Windows 10 que apenas correrá as aplicações universais, que sejam obtidas da loja de aplicações do Windows. Todas as restantes aplicações não poderão ser instaladas e executadas.

Provavelmente será a evolução natural do já abandonado Windows RT ou da versão Bing do Windows 8.1, que tinham requisitos específicos de hardware ou que estariam limitadas ao Bing, sendo por isso gratuitas e apenas disponíveis para os OEM.

Esta nova versão do Windows deverá ser a reposta da Microsoft aos ChromeBooks e ao Chrome OS, que tanto sucesso têm feito em ambientes escolares nos Estados Unidos. Será uma versão mais simples, mais segura e mais barata do Windows 10, tal como se espera para este tipo de equipamentos.

O Windows 10 Cloud não terá nada a ver com a cloud, não se entende por isso o nome escolhido. Poderá ser uma aposta da Microsoft em mostrar que pretende combater os sistemas baseados na cloud, como o da Google, ou, simplesmente, reforçar o lema “cloud first”, que tem apregoado nos últimos meses.

Esta nova versão vai assim complementar ainda mais as já várias ofertas do Windows 10, que está presente em todas as plataformas onde a Microsoft tem presença. Algo que não é esperado é que esta nova versão possa ser usada nos dispositivos onde o Windows RT corria. Poderá ser sim o sistema operativo criado para correr nos novos processadores ARM, que se sabe vão em breve correr o Windows 10.

via ZDNet

Exit mobile version