Com a nova grande actualização do Windows 10 prestes a chegar, esperava-se que fosse hora da Microsoft terminar os desenvolvimentos e passar a resolver os problemas que ainda subsistem.
Mas a empresa, que quer que o Windows 10 seja o melhor e mais adaptado sistema operativo do mercado, resolveu apresentar ainda mais novidades. A mais recente é uma gestão automática do espaço em disco, libertando o utilizador dessa tarefa.
A gestão do espaço num sistema operativo é um processo que os utilizadores devem fazer de forma periódica, para garantirem que não ficam sem espaço em disco e impossibilitados de usar o Windows. Não é um processo complicado, mas, muitas vezes, acaba por ser ignorado.
Como a Microsoft está virada para a optimização da gestão do Windows, resolveu, na última build do Windows 10 lançada, adicionar uma nova opção nas definições, que automatiza este processo de limpeza.
Agora, e nas Definições do Windows, passará a estar disponível uma opção que tratará da limpeza e gestão do espaço livre em disco. As opções disponíveis são ainda muito reduzidas, mas permitem já definir se o utilizador quer que o Windows faça a limpeza do disco.
É ainda possível aceder a uma área avançada, para indicar como esse espaço vai ser recuperado. As opções permitem eliminar os ficheiros temporários e/ou os ficheiros que estiverem na Reciclagem do Windows há mais de 30 dias.
Irá ainda ser possível eliminar no momento os ficheiros que estiverem disponíveis para libertar espaço, antecipando assim o processo automático do Windows 10 e garantindo ao utilizador mais espaço em disco nesse momento.
Todos estes passos eram já possíveis de fazer, mas apenas de forma manual, quer eliminado ficheiros temporários quer limpando a Reciclagem. O que a Microsoft traz agora é uma automatização destes processos e uma integração muito mais profunda com o Windows 10.