Windows 10: 5 dicas para usar melhor o Menu Iniciar
Uma das melhores novidades no Windows 10 foi sem dúvida o regresso do Menu Iniciar. Esta componente do sistema está mais inteligente, tem mais recursos e permite até vários tipos de personalização.
Hoje vamos deixar 5 dicas para usar de forma mais eficiente/ajustada o Menu Iniciar no Windows 10.
1) Configurar o Menu Iniciar
Acedendo a Definições > Personalização e depois escolher Inicio são várias as possibilidade de configuração disponíveis que permitem, de certa personalizar o Menu Iniciar. Pode por exemplo definir se pretende que sejam apresentadas as aplicações usadas recentemente, lista de itens abertos recentemente, etc.
2) Adicionar pastas ao Menu Iniciar
Ter as principais pastas do sistema no Menu Iniciar pode aumentar a produtividade dos utilizadores. O Windows 10 oferece ferramentas para o fazer de uma forma simples e muito rápido.
Para incluir as principais pastas do sistema no menu iniciar basta carregar em Definições > Personalização > Inicio, depois carregar em Determine as pastas que são apresentadas no Início e por fim escolher as pastas que pretende apresentar no Menu Iniciar.
3) Adicionar atalhos
Se há aplicações que usa com muita frequência então o melhor mesmo é colocar um atalho de execução das mesmas no Menu Iniciar. Para fazer isso basta procurar a aplicação/ferramenta/funcionalidade do lado esquerdo do menu, carregar com o botão do lado direito do rato e depois escolher a opção Afixar em início.
4) Remover aplicações do Menu Iniciar
Sabia que é possível remover aplicações a partir do Menu Iniciar? Sim, e até é fácil e rápido! Para isso basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre a app e depois escolher a opção Desinstalar.
5) Criar grupos de aplicações
Se quiser criar um grupo de aplicações, basta carregar no botão que tem um símbolo que tem dois traços, indicar um nome e está feito. Depois basta arrastar as aplicações/itens que pretende para esse grupo.
E são estas as cinco dicas que tínhamos preparadas para apresentar hoje. Lembramos ainda que quem não gostar do Menu Iniciar do Windows 10 poderá sempre trocá-lo pelo clássico usando a app Classic Shell.
Que outras dicas conhecem para o Menu Iniciar do Windows 10?
Este artigo tem mais de um ano
Não querendo desvalorizar o vosso trabalho, julgo que podiam ter adiado o vosso artigo umas duas semanas, altura do Update de Aniversário. Este Update vai trazer muitas novidade e muitas mudanças no Menu Iniciar.
Talvez queiram rever ou actualizar este artigo nessa altura!
Bom trabalho!
Era bom que houvesse tiles transparentes como o mobile e que tivesse sobreposição de tiles com pastas, ficava mais organizado e com melhor aparência.
Era bom que das duas uma:
– tivessem um menu iniciar com hierarquia de aplicações (dentro de pastas) como do Win 7 para trás
– tivessem um dashboard a sério onde se afixavam automática as aplicações instaladas
Da forma como está é uma confusão em termos de usabilidade.
O Ligas/desligar anda “perdido” no meio das aplicações?.. really?
Diria mesmo que este pseudo-menu é uma das coisas mais absurdas e fraquinhas que a Microsoft fez nos ultimos anos.
Já para não falar que as pessoas têm que decorar que o controlo de som está na taskbar e não na charms bar, ao contrário de todos os outros controlos.
Só mesmo sendo de graça é que pode ter sucesso..
Mas esses pontos mencionados, ja ocorrem…
Assim, como no Win7, são criadas as pastas no menu, para os diversos programas instalados. Essa lista fica ordenada por ordem alfabética.
E cada vez que instalas um programa aparece o icon no menu a dizer que é uma nova instalação. Se quiseres fixar, basta indicar.
Os programadores nem sempre têm razão no que toca a usabilidade.
Neste caso falharam e tornaram ainda mais confuso o que já era esquisito.
A confusão que isso faz aos utilizadores é também sobejamente conhecida. São os consumidores que reclamam, não eu pessoalmente que simplesmente me recuso a usar.
Existem de facto muitos utilizadores que simplesmente não entendem. Também, muitos aprenderam com o menu iniciar do Windows 8, e que agora são surpreendidos por terem que reaprender.
Guias como este do pplware, que para muita gente parecem básicos demais, fazem todo o sentido. Parabéns.
Estás a falar do Windows 8 ou 10? Não sei se já experimentaste, mas:
– existe um botão no menu iniciar que tem 4 quadradinhos verticais com linhas em frente, no canto inferior direito, se carregares lá tens uma hierarquia por ordem alfabética com as pastas das aplicações.
– agora falando no Windows 8, ele automaticamente colocava o executável no menu iniciar. O 10 não faz isso (não sei se é bom ou mau), mas se calhar há alguma opção escondida que dê para voltar a por. Acho que fizeram isso para o menu não ficar muito cheio rapidamente, e assim só se mete lá o que se quer mesmo.
Pessoalmente, eu acho que este menu é dos mais produtivos que houve para o Windows, se formos a ver bem, todos os sistemas gráficos mais famosos usam algo semelhante (OSX, Unity, KDE 5, GNOME). É bastante rápido abrir as aplicações que pretendes, tens lá apenas o atalho, sem bloat algum.
O botão de encerrar encontra-se no menu iniciar, em baixo à esquerda como desde o Windows 95, possívelmente até antes. Só mudou no 8, mas felizmente voltaram a por onde estava. Aquilo só fazia sentido num tablet!
O som sempre teve na taskbar, porque motivo foste trazer isso? Não percebi. Tanto o som, como a rede, como as notificações estão na task bar, sem hidden menus, sem nada…
5 dicas??? para mim basta uma e resolve-se tudo, não ter o windows 10!
Boa tarde já agora faço aqui uma questão para ver se alguem sabe resolver isto o meu menu iniciar quando carrego la da erro critico terminar sessao de utilizador para ver se da proxima vez fica resolvido mas isto ja ha mais de dois meses nunca fica resolvido nem com updates nem com as soluções todas do google e so posso utilizar o computador sem carregar no iniciar .
alguem teve este problema alguem sabe resolver ?
abraco
Passo 1: ir a http://www.classicshell.net
Descarregar e instalar. Nao me preocupar mais porque ja estou habituado ao menu iniciar de sempre que dispensa customizacao adicional.
Tava procurando esse comentário
Falta o qe já faltava no windows 7, 8.1 e agora no 10, dar pra organizar como queremos os ficheiros nas pastas como tinha no Vista!
Olá pessoal. escrevo a seguinte opnião porque ouço muita gente a queixar-se do windows 10. Começo por dizer que utilizo computadores pessoais desde a década de 80. O meu primeiro computador de trabalho tinha um processador 8088 ( ainda hoje possuo este pc). O primeiro sistema operativo com GUI que utilizei foi o Windows 3.11. A primeira versão de linux que utilizei foi o Slackware nos finais da decada de 80. Entretanto percorri actualmente toda um panóplia de linux até a versão mais recente do Red Hat, infelizmente por motivos profissionais. Tenho, actualmente, um Ipad com IOS e um MAC OSX e 4 outros computadores com Windows 10 e Linux. A minha opinião é a seguinte baseada na minha experiência:
Linux: é um sistema muito bom tendo em conta que é parcialmente gartuito, mas está muito distante do Windows 10. No meu meio costumamos dizer que o Linux é bom para quem quer parecer um “intelectual” informático.
OSX: não está mau, mas é o sistema ideal para quem quer parecer por alguém que pertence a uma elite, pois é um Apple que aparece quase sempre nos filmes norte-americanos.
Windows 10: para mim é o melhor sistema operativo.
O facto de este último S.O. parecer menos seguro deve-se exclusivamente ao facto de ser o S.O que está mais generalizado. Porque se esta generalização estivesse noutro S.O. seria este outro mais atacado. Dou um exemplo: tenho 4 telemóveis em casa: três com android e um com Windows 10 mobile. O windows 10 mobile é muito mais seguro porque tem um mercado muito mais pequeno. Alèm de que o windows 10 mobile, para mim, é actualmente o melhor S.O para smartphone. Concerteza outras pessoas terão outras opniões, mas a minha baseia-se numa utilização pratica como utilizador/programador de computadores desde 1988.
+1, eu não diria melhor
+1
Windows 10: em minha opinião é o melhor windows de sempre.