As grandes atualizações do Windows 10 têm o mau hábito de trazer alguns problemas que afetam o desempenho e a utilização geral do sistema operativo. A mais recente, a Atualização de abril, não foi exceção e surgiram já alguns problemas.
Um deles, bem identificado, leva o Windows a bloquear sempre que algumas aplicações são usadas. A Microsoft já detetou o problema e está a trabalhar numa atualização. Até esta sair, já existe uma solução apresentada de forma oficial.
Para além de todas as novidades que fomos anunciando e que até já apresentámos, a Atualização de abril do Windows 10 trouxe uma surpresa negativa para alguns utilizadores.
O problema das aplicações na Atualização de abril do Windows 10
Ao executar o Chrome, a Cortana e outras aplicações, o Windows 10 deixa de responder e fica sem poder ser utilizado, sem qualquer razão aparente ou uma causa que possa ser associada.
A Microsoft já reconheceu o problema e prepara já uma solução para o resolver. Será incluída no próximo Patch Tuesday e estará disponível para todos, mesmo quem não tem este problema.
A solução temporária recomendada pela Microsoft
Como é um problema grave, que impede a utilização do Windows 10, a Microsoft já publicou uma solução que deve ser usada sempre que este problema surgir.
Se o dispositivo congelar ao usar uma aplicação, tente uma das soluções seguintes para recuperar o Windows sem precisar de reiniciar:
- Tente uma sequência de teclas do Windows para ativar o ecrã. Se tiver um teclado conectado, pressione simultaneamente as teclas Windows + Ctrl + Shift + B. Se estiver com um tablet, pressione simultaneamente os botões de aumento de volume e diminuição de volume, três vezes em dois segundos. Se o Windows responder, um som curto soará e o ecrã piscará ou escurecerá enquanto o Windows tentar atualizar a tela.
- Se estiver a usar um laptop, feche e abra a tampa do laptop.
Com estas ações, o Windows deverá recuperar e voltar a funcionar como deveria, ultrapassando o problema que o estava a afetar.
A solução chega já no dia 8 de maio
Claro que esta é uma solução temporária e que não resolve o problema de forma definitiva. Deve ser usada sempre que o problema se manifestar, até que a Microsoft lance a atualização que está a ser preparada. Esta deverá chegar já na próxima terça-feira, dia 8 de maio.
Não sendo anormais, estas situações devem ser resolvidas de imediato e a Microsoft está a trabalhar nesse sentido. A Atualização de abril traz muitas novidades e não será este problema que as vai ofuscar.