O Windows 11 tem mostrado algumas mudanças importantes para os utilizadores e a forma como estes usam o sistema da Microsoft. São pequenas novidades e que mudam completamente o que é apresentado aos utilizadores.
Um pormenor que foi descoberto agora revela que o relógio do Windows 11 tem um pormenor importante. Não apresenta os segundos e segundo a Microsoft não irá apresentar. A razão é simples e faz muita lógica num sistema operativo. Venha saber porquê.
Um pormenor importante no Windows 11
Apesar de ser um elemento presente em todos os sistemas operativos, o relógio tem comportamentos diferentes em cada um. Com uma função simples, há os que têm mais informação e que a apresentam de forma completamente diferente.
Esta situação não é uma novidade nos sistemas da Microsoft, mas agora ganhou outro peso no Windows 11. Até agora estes dados dos segundos no relógio do Windows não eram apresentados e a Microsoft apontava como razão os 4MB de RAM que eram o limite do sistema.
Não há segundos no relógio deste sistema
Com esta imposição, era natural que todos os recursos fossem controlados e limitados. Ainda assim, era possível ativar este elemento com uma simples mudança no editor de registos, trazendo mais informação para a barra de tarefas do Windows 10 e versões anteriores.
Essa opção desapareceu agora e deixou de ser possível ter os segundos no relógio do Windows 11. A conhecida opção do editor de registos desapareceu e a Microsoft acabou por explicar a razão. Novamente está nos recursos e na forma como estes são usados.
Microsoft aponta para a gestão dos recursos
Do que é revelado pela Microsoft, ter de renovar a interface a cada segundo acaba por ser uma forma de desperdiçar recursos. Além disso, tudo o que seja alterado a menos de um minuto impede o Windows 11 de colocar o CPU em modo de poupança de energia.
Assim, e não sendo uma atividade essencial, a Microsoft simplesmente descartou a presença da informação dos segundos no relógio do Windows 11. Não descarta a sua chegada no futuro, mas apenas se os utilizadores pedirem que este seja trazido para a barra de tarefa deste sistema.