Pplware

Privacidade no Windows 10? Microsoft deixa utilizadores controlarem dados que enviam

O Windows 10 sempre esteve debaixo de fogo no que toca à privacidade. A recolha de dados pela Microsoft é uma realidade e os utilizadores não estão confortáveis com este cenário há muitos anos.

A gigante do software tem tentado amenizar esta situação e dar mais visibilidade aos dados recolhidos. Agora, resolveu tomar outro rumo e passará a dar ainda mais controlo aos utilizadores sobre os dados enviados.


Mais privacidade no Windows 10

Esta é uma novidade que a Microsoft vai testar durante os próximos tempos, mas que é importante para todos os utilizadores do Windows 10. Chegará com a próxima grande atualização deste sistema, que se espera sobretudo vir a ser lançada muito em breve.

O que surgiu agora, e a Microsoft anunciou, é decerto uma mudança completa na forma como o controlo de dados é feito. Os perfis existentes de recolha de informação são alterados e assumem novos conjuntos de dados padrão.

Microsoft deixa utilizadores controlarem

A informação deixa de estar dividida em dados básicos e completos e passa a assentar-se em 2 blocos: essenciais e opcionais. Estes são complementares e estão presentes na mesma área das configurações do Windows 10.

Haverá ainda uma mudança no que diz respeito ao texto que é apresentado. Este ficará mais simples e consequentemente mais simples de entender. Deixa também de ser possível escolher um dos modos, passando os essenciais a serem a base de todos os utilizadores.

Os dados enviados vão ser controlados

No que toca aos sistemas de empresas há também alterações nos dados recolhidos. As Políticas de Grupos vão ter muito mais detalhe e vão dar mais opções a quem faz esta gestão. Assim, torna-se mais simples definir que dados são enviados e de que forma são recolhidos e transmitidos.

Por agora esta novidade está apenas nos utilizadores que estão no programa Insiders. Vai ser em breve alargada a todos os restantes quando a próxima grande atualização for lançada para todos. Vai mudar novamente a forma como os dados são recolhidos e como os utilizadores gerem essa informação.

Exit mobile version