Muitos utilizadores têm o hábito de simplesmente fechar a tampa do portátil quando se afastam, pensando que isso não causa problemas. Embora esta prática seja conveniente, uma vez que permite que o dispositivo esteja pronto para uso imediato, ela pode, na verdade, estar a prejudicar o seu portátil sem que se aperceba.
O impacto de não desligar o portátil
Para utilizadores de portáteis com Windows, desligar o dispositivo faz toda a diferença. Mais do que apenas colocar o computador em modo de suspensão ou hibernação, o processo de desligar completamente é essencial para o funcionamento adequado do sistema.
Quando desliga o portátil, a memória do sistema é limpa, os programas em execução são encerrados corretamente, e o dispositivo é desligado de forma segura. Isto não só melhora o desempenho, como também contribui para a longevidade do dispositivo.
Se apenas se ausentar por breves momentos, como para ir encher a garrafa de água, não há necessidade de desligar o portátil. Mas, se planeia transportar o dispositivo na mochila, é altamente recomendável que o desligue.
Os portáteis com Windows gerem o modo de suspensão de forma diferente dos MacBooks. Por vezes, os ventiladores do sistema continuam a funcionar durante algum tempo, mesmo após fechar a tampa.
Se transportar o portátil em modo de suspensão dentro de uma mochila, isso pode causar o sobreaquecimento do dispositivo. O calor acumulado pode resultar em danos térmicos que comprometem o hardware.
Existem benefícios claros em desligar o portátil regularmente:
- Melhor desempenho
Isto ocorre porque o sistema limpa a memória, encerra processos que possam estar a consumir recursos, e resolve potenciais problemas de software.
É por isso que uma das primeiras perguntas feitas por técnicos de informática é: “Já reiniciou o computador?” Durante o processo de desligar, o Windows elimina automaticamente ficheiros temporários e processos que poderiam estar a afetar o desempenho.
- Maior longevidade
Os ciclos de bateria desnecessários são uma consequência do modo de suspensão, especialmente no Windows, onde o Modern Standby pode ser inconsistente. Mesmo em suspensão, a bateria continua a ser utilizada, o que, ao longo do tempo, reduz a sua capacidade.
Mas então, quando deve optar pelo modo de suspensão?
O modo de suspensão é útil, mas deve ser usado com moderação. Se planeia voltar a usar o portátil dentro de pouco tempo, pode utilizá-lo sem problemas. Porém, se acabou o seu dia de trabalho ou se vai transportar o dispositivo, desligue-o.
Configurar um temporizador de suspensão no Windows, que desliga automaticamente o portátil após um certo período, pode ser uma boa solução intermédia.
Leia também: