Pplware

Microsoft removeu o YouTube da loja de Apps do Windows

A criação de aplicações da Google para o ecossistema móvel da Microsoft é praticamente inexistente. As aplicações que existem são na sua maioria fruto do trabalho da Microsoft, que lentamente tem passado para os programadores a responsabilidade de as criar.

Mas numa limpeza que está a decorrer, a Microsoft resolveu remover da sua loja de aplicações a aplicação oficial do YouTube, que tinha sido desenvolvida em parceria com a Google.

A aplicação do YouTube criada para o Windows Phone tem uma história longa e que envolveu algumas disputas entre a Microsoft e a Google. Criada inicialmente pela Microsoft, depressa deixou de funcionar por alterações na API, feitas pela Google. Unindo esforços, a Microsoft e a Google conseguiram criar então uma nova versão, que depressa foi abandonada por ambas as partes.

Com uma limpeza a decorrer na loja de aplicações do Windows, onde quer remover aplicações que estão abandonadas e que não têm actualizações há alguns anos, a Microsoft resolveu agora remover a (sua) aplicação YouTube.

Dada a limitação desta aplicação, face ao que o próprio YouTube já fornece no seu site e em aplicações noutros sistemas, não é estranha a opção da Microsoft em remover esta aplicação da sua loja. Provavelmente esta era também uma aplicação com já poucos utilizadores activos e que por isso não irá fazer falta.

Com uma oferta já bastante variada de aplicações dedicadas ao YouTube na sua loja de aplicações, a decisão da Microsoft não é descabida e é facilmente justificada.

A app myTube! é um excelente exemplo de uma aplicação de suporte ao YouTube que tem já presença em todo o ecossistema Microsoft, ao ter sido desenvolvida para poder ser usada também no Windows 10, Surface Hub e até no HoloLens.

Esta “limpeza” da Microsoft está a ser feita de forma consciente e sem olhar a empresas ou a programadores. Como se pode ver com esta decisão, não importa o programador ou a empresa que lhes dá suporte.

Exit mobile version