A Microsoft mudou a sua estratégia com a chegada do Windows 10, deixando de cobrar pela sua instalação. Este passou a ser oferecido e as atualizações têm seguido o mesmo caminho.
Claro que esta decisão retirou da Microsoft uma fonte de rendimento, que a empresa tem tentado recuperar com publicidade. Depois de a vermos surgir em várias áreas do Windows, a empresa parece ter agora focado os seus teses na app Mail.
Já por diversas vezes os utilizadores reportaram a presença de publicidade dentro do Windows 10. Esta tenta ser pouco intrusiva, mas acaba por ser vista e desagradar aos utilizadores.
A Microsoft está a mostrar publicidade no Mail
A mais recente situação destas surgiu agora, com a apresentação de publicidade na aplicação nativa de e-mail do próprio Windows 10, sendo esta mostrada em todas as contas configuradas na app.
Segundo a informação que a Microsoft teve disponível numa página de suporte sua, que entretanto foi retirada, esta publicidade poderá ser retirada, mediante a subscrição do Office 365.
Tudo será apenas um teste da Microsoft
Depois das primeiras reações negativas dos utilizadores, a Microsoft veio a público revelar que este era apenas um teste e que não deveria ter sido lançado de forma tão global.
This was an experimental feature that was never intended to be tested broadly and it is being turned off.
— Frank X. Shaw (@fxshaw) November 16, 2018
Também de imediato a apresentação de publicidade e o teste foram removidos, tendo depois a Microsoft retirado a página de suporte onde tinha a informação sobre os testes e a publicidade apresentada.
Não ficou claro se a Microsoft irá em breve lançar esta novidade, forçando os utilizadores a terem publicidade, mas é certo que a empresa quer ganhar dinheiro com o Windows 10 e esta parece ser a forma escolhida.