A procura de manter o Windows 10 no caminho da adopção global tem levado a Microsoft a usar algumas técnicas que muitos consideram reprováveis. A última dessas medidas aconteceu no final da semana passada e levou a que muitos tivessem a actualização feita sem o desejarem.
Mas a Microsoft veio agora negar que esta tivesse sido uma medida propositada e que os utilizadores podiam ter controlado a realização da actualização.
Após a instalação das últimas actualizações de segurança no Windows 7 e 8.1 muitos utilizadores foram confrontados com uma realidade que não esperavam. Os seus Windows foram actualizados para o Windows 10, sem que tivessem dado qualquer alteração ou autorizado essa actualização.
A questão vem da passagem desta actualização para o estado de recomendada, o que leva a que o Windows a processe sem necessidade de autorização do utilizador. Isto vai contra a ideia original da Microsoft e isso foi mostrado pela empresa numa declaração que enviou a vários meios de informação.
We shared in late October on the Windows Blog, we are committed to making it easy for our Windows 7 and Windows 8.1 customers to upgrade to Windows 10. As stated in that post, we have updated the upgrade experience to make it easier for customers to schedule a time for their upgrade to take place. Customers continue to be fully in control of their devices, and can choose to not install the Windows 10 upgrade or remove the upgrade from Windows Update (WU) by changing the WU settings,
Mesmo com esta informação, fica por explicar como foi possível que muitos utilizadores, entre eles alguns dos nossos leitores, tivessem a actualização feita sem qualquer controlo seu.
Mesmo com este novo estado para esta actualização, deveria ser suposto haver um passo em que os utilizadores confirmavam a sua vontade de actualizar as suas máquinas para a mais recente versão do Windows.
Esta é uma actualização que pode ser disruptiva e que em casos especiais pode trazer problemas para algumas máquinas. Várias aplicações deixam de funcionar no Windows 10 e algum do hardware presente nas máquinas ainda não está optimizado para correr neste sistema, deixando de funcionar de forma perfeita.
Mesmo com a possibilidade de reverter esta instalação, muitos dos visados não ficaram satisfeitos com esta falha do Windows e as medidas mais agressivas que a Microsoft tem tomado. O Windows 10 tem sido um caso de sucesso e está em cada vez mais máquinas, o que mostra que a Microsoft fez um excelente trabalho no seu desenvolvimento.