Pplware

Microsoft mostrou o Windows 10 a correr num processador ARM

Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft e a Qualcomm estão a preparar a chegada ao mercado de equipamentos baseados em processadores ARM e que correm o Windows 10.

Até agora apenas existia uma ideia de como estes processos iam decorrer, mas a gigante do software revelou no último dia da BUILD 2017 todo o processo.


A mudança que a Microsoft e a Qualcomm querem trazer ao mercado dos computadores é, na perspetiva de muitos, uma revolução. Se até agora estava preso aos processadores com arquitetura x86, tudo mudará com a chegada desta versão do Windows 10 e dos processadores da Qualcomm.

Não querendo repetir os erros do passado, de que o Surface RT e o Windows RT são exemplos, a Microsoft arranjou maneira destes processadores terem um emulador que vai traduzir os comandos entre estas duas arquiteturas em tempo real.

Desta forma, vai ser possível ter aplicações win32 a correr na arquitetura ARM de forma completamente transparente para o utilizador, que vai poder instalar e usar as aplicações que usa atualmente.

Para mostrar os trabalhos que tem feito e o estado dos desenvolvimentos, a Microsoft mostrou na BUILD 2017 estes processos, tendo descarregado, instalado e usado uma normal aplicação win32, criada para os processadores x86.

Esta capacidade vai também abrir as portas a equipamentos que não vão estar presos ao Windows 10 S, sendo por isso mais atrativos e até verdadeiros concorrentes aos ChromeBooks.

Resta esperar pelo final do ano, altura em que as primeiras máquinas vão chegar ao mercado, para que se possa ver o que a Microsoft e a Qualcomm têm estado a preparar.

Exit mobile version