Apesar de não ser um dos pontos mais importantes para a Microsoft, a personalização do Windows é algo onde também aposta. Temos vários exemplos de temas ou de wallpaper, ajustados a cada utilizador. A app Bing Wallpaper chegou há dias e já está a levantar polémica. Muito estão a compará-la a um verdadeiro malware. Descubra a razão.
Há vários dias, a Microsoft lançou a sua aplicação Bing Wallpaper na Microsoft Store no Windows 10 e 11. Tudo parecia bem, mas, na verdade, isso não é totalmente correto. Descobriu-se que a app gratuita Bing Wallpaper é quase um malware disfarçado de uma pequena aplicação de personalização. E já não é a primeira vez que isso acontece.
Rafael Rivera (@WithinRafael) mergulhou nas entranhas do Bing Wallpaper e descobriu muitas coisas interessantes. A descrição da aplicação na Microsoft Store não diz muito. Promete apenas “uma coleção de belas imagens de todo o mundo” que atualiza o seu wallpaper todos os dias.
Probably safer to pay $50 than install this on your machine. It will automatically install Bing Visual Search and has code to peruse and decrypt your Edge and Chrome cookies. https://t.co/DQRaFyHhSQ
— Rafael Rivera (@WithinRafael) November 19, 2024
Longe da vista do utilizador, porém, escondem-se muitas práticas predatórias. Além de “aceder” aos cookies do seu browser (Edge, Firefox e Chrome) e de ter uma API gratuita de geolocalização na web, esta app instala o Bing Visual Search e define o motor de pesquisa da Microsoft desde o início.
O Bing Wallpaper tentará também alterar as definições do browser. Recomendará convenientemente uma pesquisa que “devolve tempo e dinheiro” a quem utiliza o Google Chrome, o Microsoft Edge, o Mozilla Firefox e, surpreendentemente, o Internet Explorer. E não seria um produto da Microsoft sem tentar definir o Microsoft Edge como browser predefinido com “diferentes definições de browser”.
Here's an example of one of MANY nasty tricks Bing Wallpaper employs.
After some time passes, and you close your non-Edge default browser, Bing Wallpaper fiddles with it and open this tab on start. pic.twitter.com/nnuzYCRgVb
— Rafael Rivera (@WithinRafael) November 19, 2024
Se o seu browser padrão não for o Microsoft Edge, a sua nova aplicação de papel de parede em algum momento iniciará o navegador padrão e abrirá um novo separador com uma declaração bastante surpreendente de que “já instalou a Extensão Microsoft Bing Search” e tudo o que falta fazer é ativá-lo na configuração da extensão. DE recordar que nada na descrição da aplicação refere este comportamento.
Esta é mais uma situação certamente incómoda para a Microsoft. Não se espera que esta app, dedicada apenas e só a personalizar o browser, tenha este comportamento. Mas, na verdade, este tem sido um comportamento muitas vezes visto, o que acaba por dar uma imagem menos positiva a este gigante do software.