Pplware

Microsoft “caça” falhas exploradas para instalar Windows 11 em PCs sem requisitos mínimos

A questão dos requisitos mínimos da Microsoft para instalar o Windows 11 nos PCs nunca foi bem resolvida. Apesar de existirem, muitos utilizadores procuram e encontram formas de os contornar. Um deles, simples de aplicar e muito usado, foi agora eliminado pela Microsoft, no que parece ser uma “caça” a estas falhas do Windows 11.


Microsoft caça falhas do Windows 11

Quando o Windows 11 foi lançado, havia muita confusão em torno dos requisitos do sistema. Pessoas com PCs bastante robustos foram bloqueadas, mas os requisitos do sistema não tinham em conta apenas a energia. Se o PC não suportasse o TPM 2.0, não era compatível com o Windows 11.

Rapidamente surgiram formas de instalar o Windows 11 em PCs incompatíveis, mas parece que a gigante de Redmond decidiu que é hora de mudar. A Microsoft corrigiu um dos métodos usado para contornar os requisitos do sistema, reduzindo as lacunas usadas para atualizar sem cumprir os requisitos.

Conforme foi detetado agora, a Microsoft começou a corrigir uma exploração que permitia às pessoas evitar a verificação dos requisitos do sistema. Envolveu a adição de “/product server” ao executável de configuração do Windows 11, o que o obrigou a ignorar a verificação de hardware ao instalá-lo num PC incompatível.

Fim do instalar em PCs sem requisitos

Embora este truque já exista há um ano, parece que a Microsoft fartou-se da sua existência. Como reportado por TheBobPony no X, a gigante do software começou a testar uma correção na mais recente build Canary.

O conhecido truque “/product server” já não funciona. É provável que a Microsoft esteja a procurar e a corrigir formas que as pessoas usam para contornar os requisitos do sistema. É importante notar que a correção está atualmente apenas no branch Canary, o que significa que o truque ainda deve funcionar numa versão de lançamento do Windows 11.

Naturalmente que esta não é a única forma de fazer o bypass aos requisitos cada vez mais rigorosos da Microsoft. Outras formas devem ainda funcionar, mas podem estar já na mira dos programadores para serem limitadas ou eliminadas num futuro próximo.

Exit mobile version