Pplware

Marinha dos EUA conseguiu alargar suporte do Windows XP

Mais de um ano após o fim do suporte ao Windows XP, esperava-se que este sistema operativo tivesse já uma utilização marginal. Mas a realidade é bem diferente e o Windows XP consegue ainda ter uma presença bem forte em alguns mercados, especialmente em algumas áreas específicas.

É de uma destas áreas que surge agora uma notícia que a muitos podem parecer estranha. A Marinha dos Estados Unidos da América conseguiu negociar com a Microsoft para alargar o suporte ao Windows XP, pelo menos por mais alguns meses.

O novo contrato celebrado entre a Marinha dos EUA e a Microsoft consegue garantir as necessárias actualizações para o Windows XP e a resolução de problemas que venham a ser descobertos.

O valor do contrato é, como seria de esperar, bastante elevado e permitirá à Microsoft encaixar 9.1 milhões de dólares. Na verdade esta é apenas uma extensão de um contrato celebrado em Abril e que previa exactamente a mesma situação.

O problema da Marinha dos Estados Unidos está nas mais de 100 mil máquinas que têm para actualizar, sendo este um processo que se espera venha a ser moroso e bastante complicado.

A maioria destas máquinas está em navios e não estão acessíveis por diversos meses, o que tem impedido a necessária actualização. Apenas quando todas estas máquinas estiverem actualizadas para versões mais recentes e compatibilizadas com todo o software que operam, é que será possível terminar este suporte.

O contrato celebrado não se limita ao Windows XP e será estendido ao Office 2003 e também ao Exchange 2003. Tal como para o Windows XP, a Microsoft garantirá as necessárias actualizações em caso de problemas.

De notar que este não é um contrato exclusivo e que também o Exército Americano celebrou um similar com a Microsoft, garantindo todas as actualizações de segurança que venham a ser necessárias no Windows XP, mas numa escala mais reduzida, abrangendo cerca de 8 mil máquinas.

A importância destes sistemas, associados à defesa e ao controlo de áreas sensíveis dentro da Marinha, foi razão suficiente para que o contrato inicial fosse alargado.

Estão assim garantidos mais alguns meses para que a necessária transição ocorra, sem qualquer problema e de acordo com a disponibilidade necessária à Marinha Norte Americana.

Ao mesmo tempo o Windows XP volta a ganhar algum fôlego, algo que a Microsoft não queria, mantendo-se mais uns meses no activo.

Exit mobile version