Lançada oficialmente a 30 de abril, a Atualização de abril ainda só está disponível para os utilizadores que a instalarem de forma manual. A sua chegada através das atualizações do Windows ficou para mais tarde.
A Microsoft definiu o dia de hoje como sendo o que iria trazer a mais recente atualização do Windows 10 para todos e por isso é hora de se prepararem para receber esta novidade.
Não existe uma hora certa para a chegada da Atualização de abril, mas sabe-se que será durante o dia de hoje. A data foi escolhida pois coincide com a segunda terça feira do mês, altura em que a Microsoft lança as atualizações de segurança.
Uma atualização do Windows 10 isenta de problemas
É certo que esta atualização será lançada de forma faseada e progressiva, controlando assim a Microsoft o seu ritmo e eventuais problemas. Os problemas iniciais foram já detetados e a Microsoft está a trabalhar neles, devendo hoje ficar resolvidos.
Do que se sabe estes problemas estão limitados a algumas aplicações, como o Chrome ou a Cortana, mas há utilizadores a reportarem problemas até no explorador de ficheiros.
As grandes novidades da Atualização de abril do Windows 10
A atualização de abril do Windows 10 vinha a ser preparada há alguns meses. Conhecida como Redstone 4, esteve entregue aos Insiders para testes e para a deteção de problemas, que foram sendo corrigidos ao longo do tempo.
Timeline: A forma de ver as atividades realizadas no Windows 10
A primeira grande novidade da Atualização de abril do Windows 10 é a Timeline. Esta é a forma encontrada pela Microsoft para dar acesso aos utilizadores ao seu histórico de trabalho. Numa linha temporal podem ver os sites visitados, os documentos editados e até os ficheiros criados.
Caso os utilizadores ativem a sincronização com a sua conta da Microsoft estas atividades podem ser partilhadas com outros equipamentos. A aposta da Microsoft nesta funcionalidade é grande ao ponto de a querer integrar no iOS e no Android.
Auxiliar de concentração: Isole-se dentro do Windows 10
A segunda grande novidade desta atualização chama-se Auxiliar de concentração. Com ele vão poder desligar-se da Internet, das apps e das mensagens que podem receber. Durante o período definido nenhuma distração será permitida.
No final do tempo definido para esta ausente, o Windows 10 tratará de apresentar um resumo de todas as notificações que foram escondidas, devolvendo o utilizador para a sua realidade e para todos os alertas.
Outras pequenas melhorias da Atualização de abril
Claro que há muito mais para descobrir nesta atualização do Windows 10. A Microsoft melhorou alguns pontos, nomeadamente na interface e na informação apresentada.
Todas as novidades vão ser descobertas com o tempo e a nova versão do Windows 10 vai ser revelada ao longo do tempo por todos os utilizadores.
Como instalar a Atualização de abril no Windows 10
Como é normal com qualquer atualização do Windows 10, esta deverá surgir nos próximos dias, de forma automática e pronta a ser instalada. Nessa altura devem concordar e seguir os passos da instalação. Tudo deverá decorrer sem problemas.
Claro que podem tentar forçar a atualização, verificando a existência de novidades. Para isso devem aceder às Definições e depois a Atualizações e Segurança. No separador Windows Update só precisam de carregar em Procurar atualizações.
O que fazer depois de instalar a Atualização de abril do Windows 10
O último passo, que deve realizar só depois de experimentar a nova versão do Windows 10 e garantir que tudo funciona como é esperado, é a limpeza do disco, recuperando o espaço que a atualização lhe ocupou. Este é um passo simples e que podem executar conforme já indicámos.
Lembrem-se que depois de realizada esta limpeza não existe forma de voltar à versão anterior do Windows 10 sem fazer uma reinstalação completa do sistema operativo.
Todas estas novidades e melhorias foram já testadas desde dia 30 de abril e a opinião geral é que a Microsoft fez um excelente trabalho. O Windows 10 tem novas funcionalidades e continua a dar aos utilizadores aquilo que eles pedem e que lhes é importante ter. Instalem a Atualização de abril e comprovem.