Pplware

Em breve só precisa de um clique para tornar o Chrome o browser padrão do Windows

Num esforço para trazer ainda mais utilizadores ao Edge, a Microsoft resolveu complicar a mudança do browser padrão do Windows. Este foi uma alteração mal recebida, mas que acabou por ser revertida ao fim de algum tempo.

Mesmo assim, e com a Microsoft a mudar de opinião, este processo continua a não ser simples. A Google parece ter encontrado uma forma de contornar esta questão e em breve só precisa de um clique para tornar o Chrome o browser padrão do Windows.


Tem sido uma verdadeira luta contra a Microsoft e o Windows, no que toca à utilização de outro browser que não o Edge. Mudar para outro browser padrão não é simples e surgem sempre novas limitações e alterações.

Se a Mozilla conseguiu mudar isso com o Firefox, parece agora a vez da Google o conseguir com o Chrome. Este browser irá em breve poder ser definido como o padrão do Windows, carregando apenas num botão, consumindo assim um simples clique dentro do browser.

O que foi revelado agora mostra que a mais recente atualização da versão Dev do Chrome tem já presente esta nova opção. Por agora, e tendo como base vários testes realizados no sistema da Microsoft, esta parece limitada ainda a funcionar com a atualização 2H22 do Windows 10.

Como pode ser visto abaixo, este deverá ser um processo simples e imediato. O Chrome irá detetar que não é o browser padrão e irá perguntar ao utilizador do Windows se quer definir a proposta da Google como tal. O utilizador só terá de carregar no botão presente.

Naturalmente que a vontade da Google é que esta novidade possa ser usada em qualquer versão do Windows. Assim, é natural e até esperado que surjam em breve mudanças para alargar esta funcionalidade a outras versões do Windows.

Depois de toda a confusão que a Microsoft criou com a mudança que aplicou, é agora a hora dos criadores de browser mudarem este cenário. A Google parece ter conseguido contornar as limitações e permite agora tornar o Chrome o browser padrão do Windows, com um simples clique.

Exit mobile version