A relação da Microsoft com o Linux tem melhorado ao longo dos últimos anos. Depois deposições extremistas, a abertura e a aproximação tem acontecido e hoje o Windows 10 tem já o próprio Linux dentro de si.
Com algumas distribuições que podem ser usadas no Windows Subsystem for Linux (WSL), os utilizadores pedem mais. Por isso a Microsoft alterou a filosofia e lançou uma aplicação que permite preparar qualquer distribuição para correr no Windows 10.
Na loja de aplicações do Windows 10 encontramos já várias distribuições Linux prontas a ser instaladas e usadas. Da mesma forma que instalamos um editor de texto ou uma app de imagens, podemos adicionar uma nova distribuição.
Claro que as distribuições disponíveis para o Windows 10 estão limitadas à oferta da loja e muitos queixam-se que pretendiam ter a sua de eleição disponível, algo que ainda não era possível.
A grande mudança surgiu agora, com a Microsoft a disponibilizar o WSL DistroLauncher Sample, uma ferramenta criada para ajudar qualquer um a converter uma distribuição de Linux para poder ser usada no Windows 10, que posteriormente pode ser submetida para a loja de apps ou instalada diretamente (sideloaded).
A ferramenta da Microsoft disponibiliza os elementos necessários para a integração entre o Windows 10 e as distribuições Linux. Trata dos processos de comunicação de informação e da configuração inicial. Pode ainda ser preparado para realizar alguns passos iniciais, como a criação de utilizadores e outros.
Em teoria qualquer um pode agora criar e enviar para a loja de aplicações a sua distribuição preferida. Para evitar a propagação de versões não oficiais, a Microsoft apenas irá aceitar na loja as distribuições oficiais e enviadas pelos donos das distribuições.
Claro que qualquer um pode criar a sua própria versão e depois instalá-la de forma independente no seu Windows 10, como o fazem hoje com muitas outras apps.
A Microsoft, a cada nova versão do Windows 10, continua a apresentar novidades e melhorias no WSL, mostrando que está empenhada em manter esta aproximação por muitos anos.
Depois de muitos anos a lutar contra o Linux, a Microsoft aprendeu que a melhor posição é mesmo abraçá-lo e usá-lo para proveito próprio e dos seus utilizadores.