Pplware

Como consultar e eliminar os novos dados de diagnóstico do Windows 10

A relação do Windows 10, da Microsoft e dos utilizadores tem sido constantemente abalada com a recolha, muitas vezes não autorizada, de dados de utilização e outra informação. A decisão acertada foi abrir a apresentação destes dados aos utilizadores, garantindo uma maior transparência.

Essa informação está agora disponível, depois da Atualização de abril, de forma direta e com muitos controlos associados.


Esta novidade surgiu nas primeiras builds de teste da Redstone 4, preparando-a para a chegada na versão final e mostrando aos utilizadores toda a informação que vai ser enviada para a Microsoft.

Se inicialmente estava apenas a mostrar a informação, agora está mais madura e com mais funcionalidades, exactamente como a Microsoft e os utilizadores pretendiam.

Ativar a visualização de dados de diagnóstico na Atualização de abril

A visualização dos dados de diagnóstico no Windows 10 está desativada na sua forma original. Para alterarem devem aceder às Definições e depois a Privacidade. Na área de Diagnóstico e comentários vão encontrar a opção Visualizador de dados de diagnóstico.

Devem ativar a opção para ter o visualizador ativo, o que vos consumirá até 1 GB de espaço. Devem de seguida carregar no botão Visualizador de Dados de Diagnóstico.

Na primeira execução vão ser enviados para a loja de apps da Microsoft para instalarem a app Visualizador de Dados, que será usada para terem acesso aos dados que o Windows recolheu.

Visualizar os dados que o Windows 10 envia para a Microsoft

É com esta app que vão ter acesso a toda a telemetria que a Microsoft recolheu e que tem na sua posse. Podem ver todos os registos, analisando a informação de forma detalhada, sendo esta apresentada num formato ordenado.

Esta está também organizada por tipos de eventos, podendo ser filtrada ou pesquisada. Por fim, e na coluna da direita, podem exportar esses registos para um ficheiro CSV para posterior consulta.

Existe ainda informação adicional que a Microsoft tem disponível, no site associado à informação de privacidade de cada utilizador.

O Windows 10 deixa eliminar os dados recolhidos

Algo que apenas agora está disponível, através da Atualização de abril do Windows 10, é a possibilidade de eliminar os dados que a Microsoft recolheu, não apenas do PC mas dos seus próprios servidores. Esta opção está nas Definições, abaixo da zona dedicada à visualização.

Bastará carregar no botão Eliminar para que os dados sejam removidos e a Microsoft deixe de ter acesso a eles. Após este passo podem desativar a visualização de dados, para que não esteja a ocupar o espaço adicional.

Caso pretendam mantê-los, podem também definir a quantidade de dados que são recolhidos. Esta opção aceita como valores Básicos ou Completo, sendo o seu grau menos ou mais detalhado.

 

É com esta opção que a Microsoft espera esclarecer de uma vez por todas os utilizadores sobre os dados que recolhe sobre estes e afastar os medos e os receios que existem sobre o envio de dados privados.

Leia também…

Exit mobile version