..do programa Educação, disponível exclusivamente para escolas e Universidades – saber mais aqui
Durante o ultimo mês, o tablet/PC Microsoft Surface RT foi um dos equipamentos mais falado no seio das escolas e Universidades. Muitas questões foram levantadas por docentes e discentes, em especial se valeria efectivamente a pena adquirir o equipamento tendo em conta os valores da super promoção.
Hoje iniciamos uma pequena rubrica onde iremos ensinar a tirar o melhor partido do Microsoft Surface RT e também ajudar os muitos utilizadores que já têm ou vão ter este interessante equipamento.
Como primeiro artigo desta rubrica vou deixar a resposta a algumas das questões que me foram constantemente colocadas nos últimos dias e as quais tive o maior gosto em responder. Caso não encontrem resposta as duvidas que ainda tenham, deixem em comentário que nós tentamos ajudar. Vamos então às questões….
1) Vale a pena adquirir o Microsoft Surface RT?
Relativamente a esta questão a resposta é SIM!…tendo em conta o super desconto.Pegando nas palavras da própria Microsoft, o Surface RT é uma ferramenta fantástica para ensinar e apresentar…e basicamente resume-se a isso.
Eu adquiri o Surface RT (32 GB) + Capa/teclado que ficou por cerca de 280€. Considerando que o vou usar quase exclusivamente para aceder ao vários serviços disponíveis na Internet (ex. e-mail, redes sociais, consulta de noticias,etc) fazer apresentações, ver vídeos/fotografias/ouvir musica e também realizar alguns trabalho na suite office…o Microsoft Surface RT serve na perfeição…não me parece que dê para fazer muitas mais coisas (tal como acontece com outros equipamentos do género).
Preços:
2) Há muitas aplicações para instalar?
Bem, relativamente a esta questão aparece o primeiro entrave. De facto não existem muitas aplicações disponíveis para a arquitectura ARM o que limita em muito aquilo que podemos fazer no Surface RT. Por exemplo, estamos limitados ao browser da Microsoft (não há firefox nem Chrome para ARM), não temos cliente para Dropbox, não temos suites de edição de vídeo/áudio/imagem, não temos uma boa ferramenta para screenshots, etc, etc. Fora da loja oficial da Microsoft, podem experimentar outras se fizerem Jailbreak – veja aqui como
3) O Surface RT suporta Java e Flash?
Relativamente ao Flash, sim…é suportado. Já o Java, é apenas suportado em algumas aplicações.
4) 32 GB de memória de armazenamento chega…não chega? E é rápido o equipamento?
Sim, parece-me muito…mas na prática o equipamento só traz cerca de 12/13 GB disponíveis. O resto já está ocupado pelo sistema e aplicações nativas. Relativamente ao equipamento, tendo em conta as funcionalidades do mesmo…é rápido quanto basta. Não esquecer que o equipamento traz uma interface USB, podem lá sempre ligar uma PEN ou disco USB e também uma interface para cartões mini-SD (meia escondida).
5) Posso ter várias contas de acesso ao equipamento?
Sim, tal como no Windows 8 para Desktop, o Windows RT também permite a criação de contas para utilizadores. Ideal para ser usado pela família.
6) Qual o melhor teclado para o Surface?
Pessoalmente gosto mais do Type Cover por se parecer mais com um teclado normal. É mais caro, mas penso que compensa.
7) Pelo preço não é preferivel comprar um iPad ou outro tablet?
Tendo em conta o preço final com o super desconto aplicado, penso que é um óptimo negócio. Depois estamos a falar de um equipamento híbrido, que faz de PC e de tablet….e ainda traz a suite office. Gosto especialmente da vantagem que temos em ter um teclado e ao mesmo tempo termos um ecrã touch.
8) Será que consigo programar com o Surface RT?
Não! A não ser que programem no Notepad. Quem quiser programar ou compra um PC ou pensa em comprar o Surface PRO (por questões de mobilidade)…Nem a plataforma .NET está disponível.
9) E a autonomia é boa? Dá para jogar?
Relativamente à autonomia …Sim, cerca de 8 a 10 horas. Relativamente aos jogos, há já alguns disponíveis mas nada de extraordinário…alguns pequenos jogos viciantes..e alguns mais elaborados.
10) E o office é igual ao que tenho no PC?
Sim, quase igual. Ha apenas algumas limitações no Excel, ao nível das Macros.
Conclusão
Pessoalmente gosto do conceito do Surface….um tablet + PC num só equipamento. Relativamente ao Surface RT, tal como referi, é um equipamento “qb” para o que pretendo…tem uma performance aceitável, uma excelente qualidade ao nível do ecrã…e gosto especialmente da interface USB para ligar, por exemplo, um rato, uma pen ou um disco externo. Não gosto muito do peso…penso que o equipamento é demasiado pesado para o tamanho que tem, mas pelo preço…
Aderiram a esta campanha? Quais as vossas primeiras impressões? Ainda têm duvidas relativamente ao equipamento?