Não está a ser simples o processo de atualização das últimas versões do Windows 10. As muitas falhas reportadas mostraram que a Microsoft não conseguiu lançar uma nova versão com a qualidade esperada.
Depois de todos os problemas conhecidos, surge agora um novo. Todos os utilizadores que tinham contas de Administrador ativadas, viram estas serem desabilitadas e deixarem de funcionar.
Apesar de não estar ativa, a conta de Administrador está presente no Windows 10, pronta a se configurada e, sempre que necessário, usada para tarefas que requerem determinadas permissões.
A Microsoft desabilita da conta de Administrador
Mas, e segundo o que está a ser reportado, a build 1809, conhecida como atualização de outubro, está a desativar estas contas de Administrador.
O caso já foi identificado e acontece quando é feita uma atualização da build 1803, conhecida como a atualização de abril para a build 1809, a atualização de outubro, e existem outras contas presentes que tenham permissões de administrador.
A Microsoft já reconheceu o problema, através de um dos seus blogs, neste caso o japonês, e garantiu que está a trabalhar numa solução, devendo esta chegar no final de janeiro.
Segundo o que é informado, os utilizadores não devem desabilitar esta conta de Administrador e, caso pretendam realizar a este upgrade devem garantir que têm acesso a uma conta com estas permissões.
A Sandbox do Windows 10 também deixou de funcionar
Outro problema que parece ter surgido também agora está relacionado com a Sandbox do Windows 10. Também esta atualização parece trazer problemas a esta funcionalidade e ao Application Guard.
Do que a Microsoft descreve, admitindo o problema, estas duas funcionalidades deixam simplesmente de funcionar, deixando os utilizadores expostos e sem a possibilidade de proteger as suas máquinas.
A solução parece ser apenas a remoção da atualização, algo que é desaconselhado pois remove algumas correções importantes de segurança, especialmente ao nível dos browsers presentes no Windows 10.
Não há qualquer dúvida de que esta atualização tem dado grandes dores de cabeça aos utilizadores e, principalmente, à Microsoft, com os problemas a surgirem de forma consecutiva e recorrente.