A cada nova atualização, a Microsoft traz para o Windows 10 um conjunto de apps. Estas são consideradas essenciais para o utilizador, mas nem todos precisam delas.
Claro que o Windows 10 sobrevive sem a maioria, mas há algumas que não podem ser removidas ou desinstaladas. Vejam que apps podem ou não remover da última atualização do Windows 10.
Para além das muitas novidades que cada atualização traz, o Windows 10 por norma é recheado de apps. Estas não são usadas pela maioria e por isso podem ser removidas, para ganhar espaço no disco.
Claro que, algumas, por serem essenciais não têm este tratamento. Vamos conhecer quais as que podem ou não remover do Windows 10.
Que apps posso remover do Windows 10?
Em primeiro lugar abordamos as apps que podem remover do Windows 10. Este passo é feito nas Definições, na opção Aplicações e no separador Aplicações e funcionalidades.
Escolham da lista presente e vejam aquelas que não necessitam. Cliquem no nome e escolham simplesmente a opção Desinstalar.
A lista completa das apps que podem remover do Windows pode ser consultada abaixo.
Apps que pode remover do Windows 10
- Calculadora
- Calendário e Correio
- Hub de Comentários
- Groove Música
- Gravador de voz
- Meteorologia
- Office
- Microsoft Solitaire Collection
- Microsoft Notícias
- OneDrive
- OneNote
- Paint 3D
- Filmes e Programas de TV
- Recorte e Desenho
- Sticky Notes
- Portal de realidade mista
- Print 3D
- Sugestões
- Visualizador 3D
- Xbox
- Xbox Live
Que apps a Microsoft obriga a manter no Windows 10?
Curiosamente, a Microsoft tem uma lista de apps que estão presas ao Windows e que fazem parte do seu núcleo. Estas, como já noticiámos, não podem ser removidas. Por norma, esta lista é controlada.
Neste caso não adianta os utilizadores quererem remover as suas apps, uma vez que não vão ter essa hipótese. A empresa bloqueia este passo para proteger o Windows.
A lista completa destas app da Microsoft pode ser consultada abaixo.
Apps a Microsoft obriga a manter no Windows 10
- Alarmes e Relógio
- Câmara
- Pessoas
- Fotografias Microsoft
- Mapas
- Mensagens
- Microsoft Edge
- Microsoft Store
- O Seu Telefone
- Barra de jogo
Cabe a cada utilizador fazer a gestão destas app. Deve manter as que necessita e que são para si essenciais. As restantes pode simplesmente remover para assim ganhar um pouco de espaço no seu disco e no seu Windows 10.