Depois de muitos anos no ativo, o Windows XP foi dado como terminado em 2014. Muito julgavam que este sistema rapidamente desapareceria, mas ainda hoje tem uma utilização considerável.
A Microsoft matou-o no dia 08 de abril de 2014, mas deixou ainda algumas versões ativas. Esta semana o Windows XP está oficialmente morto, com o fim do suporte ao Windows Embedded POSReady 2009.
Foram muitos os anos em que o Windows XP esteve presente nos computadores dos utilizadores. Foi provavelmente um dos sistemas operativos mais usados, e isso têm-se notado na dificuldade que tem tido em desaparecer.
O fim de vida do Windows Embedded POSReady 2009
Esta semana, a Microsoft terminou o suporte da última versão que tinha por base o Windows XP. Em causa está a versão Windows Embedded POSReady 2009, dedicada a sistemas de pagamentos. Esta estava a ter um suporte alargado por parte da Microsoft.
Microsoft manteve suporte desta versão do Windows XP
Como o nome da versão indica, esta não se dedicava aos clientes finais, mas sim a sistemas de pagamentos. Por ser um sistema crítico, a Microsoft alargou o suporte inicial, para garantir a sua segurança.
Curiosamente, e graças a um pequeno hack, estas atualizações estavam a ser usadas por utilizadores da versão base do Windows XP. Desta forma, não oficial, as segurança do Windows XP estava a ser mantida, pelo menos para alguns.
O Windows XP não consegue morrer
Com uma quota de mercado que ainda hoje é representativa, o Windows XP esteve no ativo muito tempo. Ao todo, foram 17 anos, 7 meses e 16 dias que este sistema operativo esteve no ativo e a receber suporte da Microsoft.
Com este fim do suporte ao Windows Embedded POSReady 2009, a Microsoft matou de vez o Windows XP e abriu as portas aos seus restantes sistemas. A alternativa é apenas e só o Windows 10, uma vez que também o Windows 7 está a terminar o seu suporte.