Pplware

O Windows domina no Desktop… mas o Linux domina o mundo

Numa altura em que o debate sobre a escolha de Windows ou Linux volta a aquecer, pelo facto de existirem alguns rumores sobre a eventualidade da cidade de Munique abandonar o Linux e voltar ao Windows, eis que surge um artigo curioso da Zdnet intitulado “O Windows domina o Desktop… mas o Linux domina o mundo”.

A decisão que a cidade de Munique tomou há 10 anos foi histórica e corajosa. Abandonar o Windows e abraçar apenas o Linux e todo o software open-source. Mas, passados estes anos parece que tudo pode mudar novamente para o Windows, especificamente para o Windows 10 – saber mais aqui.

Ranger, analista do canal Zdnet, diz desconhecer quais as possíveis causas para esta mudança de planos e diz saber também que no Desktop o Linux continua muito fraco, com apenas 2% do mercado (e que continua a ser muito complexo e obscuro para os utilizadores), enquanto o Windows ronda os 91%. Apesar de todos os anos se dizer que “este será o ano do Linux” a verdade é que tal nunca veio a acontecer.

Linux domina o Mundo

Mas se “o Windows domina no Desktop… o Linux domina o mundo”! Steve Ranger relembra que o Linux ganhou claramente a “guerra” nos smartphones, na cloud e no segmento da Internet das Coisas. A própria Microsoft tem apostado forte em sistemas Linux na sua plataforma Azure. A visão de Steve Ranger é a mesma que o Pplware já tinha passado neste artigo.

Na área dos supercomputadores, o Tianhe-2 é também o mais poderoso e usa Linux! Neste segmento o Windows não tem qualquer hipótese. Conheça os resultados aqui.

Steve Ranger sublinha ainda que o Linux é imprescindível para a computação mundial e daí ser o sistema que domina o mundo. Assim, o caso da cidade de Munique é importante para o mundo Linux mas não é relevante. Estará o Linux a ganhar, aos poucos e poucos e de forma discreta, a guerra da computação? Deixem os vossos comentários.

Via | ZDNet

Exit mobile version