Pplware

uTorrent marcado como malware pelo Windows Defender e outros

Presente em milhões de dispositivos, o uTorrent é um dos clientes de torrents preferidos dos utilizadores. A sua forma simples e os poucos recursos que consome tornam-no como a opção lógica.

Se até agora era uma aplicação de confiança, isto parece ter mudado, com a Microsoft e o Windows Defender a marcarem o uTorrent como malware. Este problema parece não ser único e outros fabricantes de antivírus já começaram a fazer o mesmo.


Não sendo um software que muitas empresas gostam, a verdade é que o uTorrent tem sido tolerado e nunca foi injustamente identificado como malicioso. Isso parece ter mudado e agora o uTorrent é identificado como malware.

A verdade é que também, ao longo dos anos, o esta aplicação tem mudado e perdido a sua simplicidade, tudo graças à adição de outros componentes externos, algumas vezes que nada têm a ver com a aplicação ou o serviço que presta.

Talvez por isso, agora o Windows Defender está a bloquear a sua execução e alertar os utilizadores para que esta possa ser uma “aplicação potencialmente não desejada”. Vários outros fabricantes de antivírus seguiram o mesmo caminho e estão a fazer o mesmo.

As razões para esta mudança não são conhecidas, mas tudo aponta para uma versão específica do uTorrent que tem estado a ser servida a uma pequena faixa de utilizadores.

A BitTorrent, dona do uTorrent, alega que este deverá ser um potencial falso positivo, tendo garantido que a versão que tinha problemas foi removida.

Quer seja real ou não, este novo alerta pode significar que a postura contra o uTorrent está a mudar e que este software pode não voltar ao seu estatuto e passar a ser mesmo considerado uma ameaça.

Exit mobile version