Pplware

Suporte para Office 2007 vai terminar em Outubro

A Microsoft anunciou o fim do suporte estendido referente ao Office 2007, cuja data de previsão aponta para 10 de Outubro de 2017.

Esta, foi a primeira versão que apresentou um layout mais intuitivo para o utilizador e também introduziu novos formatos como Open XML, docx, pptx e xlsx.


Lançado a 30 de Janeiro de 2007, os utilizadores viram numa primeira fase o suporte terminar a 9 de Outubro de 2012. Ora isto significa que a Microsoft não irá lançar qualquer tipo de atualizações, nem mesmo de segurança. Além disso, o suporte técnico para eventuais problema também deixará de existir.

Os utilizadores que continuarem com esta versão poderão continuar a utilizar produtos como o Word, Excel ou PowerPoint. No entanto, em relação ao Outlook isso não será possível, uma vez que a ligação às caixas de correio do Office 365 deixará de acontecer.

A lista dos produtos que irão fazer parte deste processo pode ser consultada aqui.

Em 31 de outubro de 2017, o RPC sobre HTTP será substituído no Exchange Online por MAPI por HTTP, um protocolo moderno que foi lançado em maio de 2014. Essa alteração afeta se estiver a executar o Outlook 2007 porque ele não irá funcionar com MAPI via HTTP. Para continuar a conectividade de e-mail, os clientes do Outlook 2007 terão que atualizar para uma versão mais recente do Outlook ou usar o Outlook via web. Essa alteração também pode afetar se estiver a executar o Outlook 2010, 2013 e 2016. Certifique-se que a atualização cumulativa mais recente para a versão do Office está instalada.

Apenas o Outlook suporta MAPI por HTTP, e os requisitos mínimos exigidos, de acordo com a Microsoft são:

Prevê-se que o fim de vida das restantes versões, com exceção do Office 365 por ser um serviço de assinatura, seja:

Será esta uma altura ideal para optar pela versão Office 365 ou por uma solução Open Source como LibreOffice ou OpenOffice? Seja qual for a sua escolha, opte sempre por algo mais recente e com atualizações frequentes, a segurança deve ser sempre tida em conta.

Leia também

Exit mobile version