Pplware

Satya Nadella falou sobre Windows Mobile e o futuro da Microsoft

Satya Nadella, CEO da Microsoft, lançou recentemente o seu livro “Hit Refresh” e desde então tem marcado presença em várias entrevistas e conferências, onde naturalmente é questionado sobre a Microsoft e vários assuntos resultantes.

Nadella marcou presença na edição de 2017 da GeekWire Summit e falou sobre a abordagem da empresa no segmento dos smartphones, nas ideologias da Microsoft e planos futuros.


Durante esta semana foi anunciado, por Joe Belfiore, que o desenvolvimento do Windows Mobile vai ser finalizado e apenas serão lançadas atualizações de manutenção e cumulativas até ao final do suporte do Windows Mobile.

Obviamente isto gerou muito alvoroço e Satya Nadella era uma das pessoas mais requisitadas para prestar algumas declarações quanto ao tema. Na conferência GeekWire Summit, Nadella teve oportunidade para tal.

Questionado sobre a possibilidade de a Microsoft dominar e ser relevante no segmento móvel tendo em conta que no futuro deixará de ter um sistema operativo nesse segmento, Nadella foi muito direto na sua resposta, evocando até o passado da Microsoft.

Como todos sabemos, a Microsoft é uma empresa principalmente focada no desenvolvimento e distribuição de software. O que Satya Nadella pretende atualmente não é que os utilizadores usem o Windows Mobile, mas sim que usem os serviços e software desenvolvidos pela Microsoft no Android e iOS. Ou seja, manter os utilizadores dentro do universo Microsoft e retirar foco e encargos ao Windows Mobile.

Ao admitir que a Microsoft não tinha com o Windows Mobile uma quota de mercado que justificasse o investimento da própria Microsoft e das OEM em produzir hardware, Satya Nadella atira a toalha ao chão no que toca ao hipotético domínio do segmento móvel por parte da Microsoft. Algo que é expectável tendo em conta os últimos acontecimentos e decisões. Posto isto, é perfeitamente possível a Microsoft ter um papel com relevância no segmento mas é bastante improvável que algum dia o venha a dominar.

Sendo a Microsoft uma empresa tão ligada a domínios e ao futuro, Nadella afirma que a empresa já está a pensar mais à frente, a pensar e a apostar no que poderá ser a próxima grande tendência quando os smartphones perderem o seu trono. É aqui que entra toda aposta na Realidade Mista, na Inteligência Artificial e na Internet of Things, sempre com o desenvolvimento em conjunto com o software e serviços que tanto caracterizam a Microsoft.

Tal como conseguiu criar uma tendência de mercado com a gama Surface, a Microsoft tenta agora criar e explorar as tecnologias que poderão virar tendência e até substituir os smartphones como dispositivo dominante. Enquanto tal mudança no paradigma não acontece, a Microsoft tenta correr atrás do prejuízo ao disponibilizar vários produtos e serviços seus no Android e iOS, como o Edge, o Microsoft Launcher, o Office, OneDrive e muito mais.

Exit mobile version