Estamos a viver uma crise económica que afeta todos os setores e o tecnológico é um dos que mais tem sofrido. São várias as notícias de cortes na produção de equipamentos, baixas de preço para escoamento de produtos e também demissões em massa de vários dos maiores nomes do ramo.
Recentemente revelámos que a Microsoft iria demitir cerca de 10.000 dos seus trabalhadores. E agora o executivo Phil Spencer já reconheceu que estas demissões foram “dolorosas, mas necessárias“.
Este ano de 2023 está a ser bastante conturbado no mercado e indústria tecnológica. Tal como noticiámos recentemente, a Amazon despediu 18.000 dos seus funcionários – cerca de 1% do total e o maior corte da sua história – e a Microsoft vai demitir 10.000 das pessoas, o que ronda 5% dos trabalhadores que compõem a sua força de trabalho. E estas não são as únicas gigantes do setor a levar a cabo uma onda de demissões, pois também a Google vai dizer adeus a 12.000 dos seus funcionários, cerca de 6% do total.
Naturalmente que este é um cenário assustador e mesmo os trabalhadores que se mantém em funções devem temer por aquilo que o futuro lhes reserva quanto aos seu posto de trabalho.
Demissões na Microsoft foram “dolorosas, mas necessárias”
Do lado da Microsoft, Phil Spencer, responsável pelo departamento da Xbox, já deu o seu parecer sobre estes despedimentos em larga escala. Segundo o executivo, estas demissões foram o resultado de uma decisão dolorosa, mas necessária para o sucesso a longo prazo da empresa.
As informações indicam que Spencer terá enviado um e-mail aos funcionários do setor de jogos da Mictosoft onde dá então essa justificação para o sucedido. Embora ainda não se saiba oficialmente de que departamentos faziam parte dos 10.000 trabalhadores demitidos, com estas informações estima-se então que o segmento dos jogos tenha sido um dos afetados.
It sounds like 343’s Halo Infinite campaign team got hit hard. In an email to staff, studio head Pierre Hintze wrote that “we’ve made the difficult decision to restructure elements of our team, which means some roles are being eliminated.” https://t.co/GhjZLz6m7V
— Jason Schreier (@jasonschreier) January 18, 2023
Segundo os detalhes relatados por Jason Schreier, do Bloomberg, os estúdios 343 Industries (criadores de Halo) e Bethesda (criadores de Starfield), que pertencem à gigante de Redmond, sofreram vários cortes, o que tem revoltado e causado um enorme stress entre os trabalhadores.