Pplware

Operadoras perdem controlo nos updates do Windows 10 Mobile

O problema das actualizações dos dispositivos móveis tem várias frentes e vários culpados. Se nuns casos as culpas só podem ser dadas aos fabricantes e à falta de actualizações, noutros está do lado dos operadores que atrasam essas actualizações.

A Microsoft resolveu agora puxar a si o controlo e a gestão destas actualizações, e no Windows 10 Mobile vão haver mudanças profundas.

A vontade da Microsoft em eliminar o controlo da disponibilização das actualizações não é recente e há já algum tempo que este assunto está a ser preparado.

A ideia da empresa é retirar os operadores deste processo e gerir ela própria a forma e a altura em que as actualizações chegam aos smartphones Lumia, garantindo que todos têm acesso imediato a essas actualizações.

Em declarações feitas ao site WMPowerUser a empresa avançou que deverá iniciar em breve um ciclo de actualizações constantes e frequentes do Windows 10 Mobile, para dar não apenas as mais recentes novidades e também para garantir os mais elevados padrões de segurança.

Microsoft is working closely with mobile operators to leverage their testing and our flighting to meet and exceed current quality bars. We will use their input but will decide when to send the updates out based on input form Mobile Operators and our Windows Insiders.

The optimum way to ensure our customers are running the best Windows is to get them the latest updates for Windows 10. Delivering Windows 10 as a service means we can offer ongoing security updates, new features and capabilities – we’d like to make sure people can get access to the latest Windows 10 updates as soon as they are available.

Na prática isto é o cenário mais indicado para os utilizadores dos dispositivos móveis da Microsoft, que assim recebem mais cedo estas actualizações, deixando de estar dependente da disponibilidade e vontade destes operadores, que muitas vezes atrasavam estas actualizações.

No entanto esta mudança de cenário não deixa de fora as operadoras. Estas vão continuar a trabalhar com a Microsoft em testes às novas versões e a garantir que os equipamentos que estão ligados nas suas redes e que também comercializam cumprem os requisitos e que estão adaptados às novas versões do Windows 10 Mobile.

Estes testes já estão inclusive a decorrer em vários operadores que têm o Windows 10 a correr em vários dispositivos Lumia dentro da sua rede, ainda antes do Windows 10 Mobile ter sido lançado.

A mudança garantirá uma chegada mais célere das novidades aos equipamentos vendidos pelos operadores e que tardavam em ver chegar as actualizações, quando as recebiam sequer.

Não há uma data definida para entrada em produção deste novo modelo, mas o mais provável é que seja iniciada após o novo Windows 10 Mobile estar no mercado e nos dispositivos móveis.

Exit mobile version