O OneDrive, o serviço Cloud de alojamento de ficheiros da Microsoft, tem passado por mudanças muito profundas nos últimos meses, um ajuste dos serviços não tem agradado aos utilizadores.
Depois de reduzir o espaço de armazenamento, volta agora a impor novos limites aos utilizadores. Desta vez é o volume de dados que permite que estes partilhem.
As alterações que a Microsoft tem estado a aplicar ao OneDrive não têm sido positivas para os utilizadores. Há uma maior contenção a todos os níveis e isso viu-se na alteração do espaço oferecido, que desceu dos 15 GB para os 5 GB, mesmo para os utilizadores mais antigos.
A empresa acabou por voltar atrás com a sua decisão para os seus utilizadores de longa data, mas apenas para esses e obrigando-os a reclamar esse espaço.
Há novos relatos de mudanças que estão a acontecer, desta vez associados ao volume de dados que pode ser partilhado. Alguns utilizadores estão a receber mensagens a indicar que as suas partilhas estão bloqueadas por terem atingido o limites de dados, sem que seja dada qualquer outra informação.
A mensagem apresentada é ambígua e não indica ao utilizador quais os limites que foram ultrapassados. Apresenta, no entanto, uma alternativa para a resolução deste problema: a utilização de um pacote Office 365, que naturalmente tem um custo associado.
Esta é mais uma alteração importante que a Microsoft aplica ao OneDrive de forma muito discreta e sem a ter comunicado aos utilizadores.
Com tantos serviços Cloud na Internet, é normal que os utilizadores comecem agora a olhar para o OneDrive com outros olhos e a procurar novas alternativas, onde estas limitações não existam.