Pplware

Microsoft anuncia versão do Windows 10 S destinada a empresas

The new Microsoft Corp. Surface laptop computer sits on display during the #MicrosoftEDU event in New York, U.S., on Tuesday, May 2, 2017. Microsoft Corp. introduced a slim, $999 laptop, its latest push into hardware and a bid to steal Apple Inc.'s college-kid customers. The device comes in four colors, gold, platinum, blue, and burgundy and ditches a metal area around the keyboard for soft microfiber. Photographer: Mark Kauzlarich/Bloomberg

O Windows 10 S foi anunciado no passado mês de maio, na conferência #MicrosoftEDU. O principal foco da Microsoft ao lançar esta nova versão do Windows 10 era criar uma versão destinada aos estudantes e ao ensino, com uma superior otimização e leveza, de modo a retirar mais performance e autonomia do hardware do dispositivo.

Esta semana, na conferência Microsoft Ignite que decorreu em Orlando, a Microsoft apresentou uma nova versão do Windows 10 S, desta vez destinada ao mercado corporativo e empresarial.

Esta versão denomina-se “Windows 10 Enterprise in S Mode” e, tal como o nome indica, deriva da versão Enterprise do Windows 10.

À semelhança do que aconteceu aquando do lançamento do Windows 10 S, cujo núcleo provém do Windows 10 Pro, este “Windows 10 Enterprise in S Mode” receberá o núcleo do Windows 10 Enterprise, sendo por isso expectável que esta nova versão do Windows 10 tenha algumas funcionalidades exclusivas da Enterprise, como AppLocker, App-V, UE-V e Device Guard.

Para além das funcionalidades partilhadas com a versão Enterprise, a Microsoft permite fazer o upgrade do “Windows 10 Enterprise in S Mode” para o Windows 10 Enterprise de forma gratuita e bastante simples, à imagem do que aconteceu em maio com o Windows 10 S, em que a Microsoft ofereceu o upgrade para o Windows 10 Pro até ao final do ano, apesar de posteriormente ter alargado esse prazo.

A Microsoft afirma que esta nova versão do Windows 10 é destinada às empresas e por isso colocou todos os atributos da versão Enterprise aos quais se somam as vantagens e idiossincrasias do Windows 10 S, entre os quais o impedimento de executar aplicações e software proveniente de outras fontes, para além da Windows Store, uma maior autonomia e performance geral do dispositivo.

O “Windows 10 Enterprise in S Mode” será lançado algures na primavera de 2018, mas ainda não se sabem quais os equipamentos que terão instalados de raiz esta versão do Windows e qual a data de lançamento em concreto. A Microsoft com certeza disponibilizará nos próximos meses mais informação sobre o assunto.

No mesmo evento onde foi apresentada esta nova versão do Windows, foram anunciados também novos equipamentos com Windows 10 S de várias OEM, entre as quais a Lenovo, HP, Acer e Fujitsu, que serão lançados para o mercado nos próximos meses, a preços muito competitivos.

Exit mobile version