A compra da Nokia pela Microsoft deu-lhe acesso à utilização da marca durante 10 anos. Esta era uma das contrapartidas e a Microsoft fez bom uso dela.
Mas agora que a sua marca está já de pedra e cal no mercado, é hora da Microsoft dar outro destino a este seu activo temporário. A decisão parece tomada e a destinatária da Nokia parece ser a Foxconn.
Quando comprou a divisão de dispositivos móveis da Nokia, a Microsoft trouxe consigo vários elementos que tratou de explorar para que se conseguisse implementar de forma directa no mercado. Um desses activos foi o direito à utilização da marca Nokia durante 10 anos, para poder usá-la durante a transição da implementação da marca.
Mas agora que a Microsoft está já com a sua marca de smartphones no mercado, a gigante de Redmond quer rentabilizar esta marca de telefones e para isso poderá fazer a venda da sua utilização à Foxconn, mantendo toda a estrutura actualmente criada.
Este plano da Microsoft faz parte de uma estratégia maior da empresa e que levará a que a sua divisão móvel seja mais efectiva e mais focada nos produtos chave, libertando-se dos telefones menos inteligentes e dedicados a públicos menos exigentes.
Para além desta venda, a Microsoft poderá estar também a preparar-se para dispensar 50% dos funcionários da divisão móvel, mais uma vez com o intuito de optimizar esta área e dedicar-se à criação do, tantas vezes esperado e falado, Surface Phone.
Todas estas mudanças fazem parte dos planos mais alargados da Microsoft para se tornar uma empresa mais eficiente e com serviços mais focados para os utilizadores.
A experiência que teve até agora nos dispositivos móveis, mostrou que tem ainda muito que evoluir e focar-se em áreas e mercados chave, algo que ainda não conseguiu atingir.